Mata-Mata: as últimas passagens dos clubes pela fase decisiva da série A2

Por: Beatriz Quintino
2 anos atrás em 23 de março de 2024
Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão


Buscando o tão sonhado acesso para a divisão principal do Paulistão, oito times entram em campo neste final de semana, sábado (23) e domingo (24), para os jogos de ida das quartas de final do mata-mata do Campeonato Paulista da Série A2.


 


Estão na disputa Ferroviária, Juventus, Noroeste, Portuguesa Santista, São Bento, São José, Velo Clube e XV de Piracicaba.


 


Relembre a seguir a última passagem de cada time pela fase decisiva da série A2.


 




Noroeste, Portuguesa Santista, Velo Clube e XV de Piracicaba (2023)


 


Os quatro times voltam a se encontrar no mata-mata da série A2 após terem participado da segunda fase do torneio na temporada passada.


 


Em 2023, o Noroeste encerrou a fase de grupos com a terceira melhor campanha, atrás apenas de Ponte Preta e Novorizontino, e teve como adversário nas quartas de final o Velo Clube. 


 


O time de Bauru levou a melhor ao vencer o jogo de ida por 1 a 0, e na segunda partida conseguiu segurar o clube de Rio Claro em casa com um empate em 0 a 0. Assim, o alvirrubro avançou às semifinais do campeonato, sendo eliminado pelo Novorizontino antes da final.


 


Enquanto isso, XV de Piracicaba e Portuguesa Santista é outra dupla que se conhece da disputa recente nas quartas. Os times se enfrentaram após terminarem a primeira fase em quarto e quinto lugar, respectivamente.


 


Dessa forma, na primeira partida, em Santos, o XV venceu a Briosa por 2 a 1. Jogando pelo empate em casa, o XV levou a melhor e avançou de fase após um empate no jogo de volta. Já nas semis, o time piracicabano foi derrotado pela Ponte Preta, campeã da A2 na ocasião.


 


São Bento (2022)


 


A última passagem do clube de Sorocaba no mata-mata da série A2 foi em 2022, ano do último acesso do clube à A1. 


 


Na ocasião, vindo de um recém-rebaixamento para a segunda divisão, o São Bento enfrentou o XV de Piracicaba nas quartas de final, vencendo o confronto por 6 a 1 no agregado.


 


Precisou vencer o Oeste nos pênaltis para avançar à final e conquistar a vaga na elite. No entanto, na disputa pelo título, o Azulão perdeu para a Portuguesa.


 


Enquanto isso, na temporada passada, o time foi rebaixado para a A2 mais uma vez, e agora volta a figurar nas quartas de final após ter a melhor campanha da fase de grupo.


 


Juventus (2020)


 


A última passagem da Juventus pelas quartas de final da série A2 foi em 2020. O time da Rua Javari se classificou com a oitava melhor campanha e enfrentou o São Bernardo na segunda fase do campeonato.


 


Na ocasião, a Juventus, que disputou a divisão principal pela última vez em 2008, empatou o primeiro jogo por 1 a 1. Contudo, após um 0 a 0 na segunda partida, perdeu para o Bernô nos pênaltis por 6 a 5.


 


Ferroviária 


 


Rebaixada na temporada passada, a Ferroviária se manteve na elite do Paulistão por oito anos consecutivos.


 


Assim, na sua última temporada na série A2, em 2015, quando o sistema de disputa ainda era por pontos corridos, o time de Araraquara fez a melhor campanha do campeonato. 14 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, garantiram o acesso direto à A1.


 


São José 


 


Já são 25 anos longe da principal divisão do Campeonato Paulista para o São José.


 


Além disso, essa será a primeira vez no século que o clube disputa o mata-mata do Paulistão A2, com o novo formato de fase de grupo e mata-mata.