Desde que as portas da Sociedade Esportiva Palmeiras se abriram para Abel Ferreira, no final de 2020, se iniciava uma nova era no clube. O português segue aumentando sua lista de marcas históricas com a camisa verde e branca.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Na noite desta quinta-feira (28), mais de 40 mil torcedores voltaram a lotar as cadeiras do Allianz Parque para ver o time chegar a mais uma final do Campeonato Paulista, a quinta consecutiva – a quarta nas mãos de Abel. Com uma vitória por 1×0 sobre o Novorizontino, a classificação veio dos pés do Menino Estrela Endrick Felipe.
O título veio para os palmeirenses em três oportunidades: 2020, 2022 e 2023, agora buscando o tricampeonato. Em 2021, o São Paulo deixou a equipe com o vice-campeonato.
A final do Paulistão da temporada de 2020 teve um dos enredos mais tradicionais e aguardados do futebol brasileiro: um dérbi.
Após empate por 0x0 na ida e 1×1 no tempo regulamentar do segundo jogo, Palmeiras e Corinthians tiveram uma disputa por pênaltis pelo caminho, o que não foi um problema para o time alviverde na época. Vitória por 4-3 nas penalidades, com Patrick de Paula fazendo a última cobrança e consagrando a festa do Verdão.
Na época, o treinador ainda era Vanderlei Luxemburgo.
Foto: Wilian Oliveira / Futura Press / Estadão Conteúdo
Já nas mãos de Abel, o desfecho da 132.ª edição da competição não foi favorável para o time palmeirense. Depois de um 0x0 dentro do Allianz Parque, viram o São Paulo consagrar a vitória por 2×0, com gols de Luan e Luciano.
A conquista encerrou um jejum de 16 anos para a equipe tricolor no torneio.
Foto: Flavio Corvello/Estadão Conteúdo
No ano seguinte, tivemos a reedição da última final: Palmeiras e São Paulo duelaram novamente pela taça.
No primeiro jogo da final, mais de 60 mil são-paulinos viram de perto o time abrir vantagem por 3 a 1, com gols de Calleri e Pablo Maia. O Verdão carregou para o jogo da volta a responsabilidade de ganhar por três gols de diferença, ou então por dois para levar a decisão para os pênaltis.
Mas o que se viu foi além do necessário. Em uma tarde inspirada, a virada veio com uma goleada por 4 a 0 – 5 a 3 no agregado, impedindo o bicampeonato tricolor. A estrela de Raphael Veiga brilhou duas vezes, acompanhado de Danilo e Zé Rafael.
Foto: Amanda Perobelli/Reuters
O adversário da vez foi a surpresa do campeonato: Água Santa. A equipe de Diadema chegou à final com duas zebras no currículo, eliminando o São Paulo e Bragantino, ambos nos pênaltis.
Após sair em desvantagem do jogo de ida (2 a 1 para o Água Santa), o Verdão sabia que teria que brilhar dentro do Allianz Parque. Logo no primeiro tempo, o alívio veio para os palmeirenses após Gabriel Menino marcar duas vezes e Endrick ampliar a vantagem para o intervalo. Domínio alviverde e 3 a 0 na conta.
Já na segunda etapa, Flaco López ainda deixou o seu, sacramentando a goleada verde e branca e garantindo pela 25a vez o título do Paulistão.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon / Gazeta Esportiva
Agora, o adversário da vez será o Santos. A partida de ida acontece já nesse domingo (31), na Vila Belmiro.