As últimas finais do Palmeiras no Paulistão

Por: Carolina Bordin
2 anos atrás em 29 de março de 2024


Desde que as portas da Sociedade Esportiva Palmeiras se abriram para Abel Ferreira, no final de 2020, se iniciava uma nova era no clube. O português segue aumentando sua lista de marcas históricas com a camisa verde e branca.


 


Na noite desta quinta-feira (28), mais de 40 mil torcedores voltaram a lotar as cadeiras do Allianz Parque para ver o time chegar a mais uma final do Campeonato Paulista, a quinta consecutiva – a quarta nas mãos de Abel. Com uma vitória por 1×0 sobre o Novorizontino, a classificação veio dos pés do Menino Estrela Endrick Felipe.


 


O título veio para os palmeirenses em três oportunidades: 2020, 2022 e 2023, agora buscando o tricampeonato. Em 2021, o São Paulo deixou a equipe com o vice-campeonato.


 




2020


 


A final do Paulistão da temporada de 2020 teve um dos enredos mais tradicionais e aguardados do futebol brasileiro: um dérbi.


 


Após empate por 0x0 na ida e 1×1 no tempo regulamentar do segundo jogo, Palmeiras e Corinthians tiveram uma disputa por pênaltis pelo caminho, o que não foi um problema para o time alviverde na época. Vitória por 4-3 nas penalidades, com Patrick de Paula fazendo a última cobrança e consagrando a festa do Verdão.


 


Na época, o treinador ainda era Vanderlei Luxemburgo.


 


Foto: Wilian Oliveira / Futura Press / Estadão Conteúdo


 


2021


 


Já nas mãos de Abel, o desfecho da 132.ª edição da competição não foi favorável para o time palmeirense. Depois de um 0x0 dentro do Allianz Parque, viram o São Paulo consagrar a vitória por 2×0, com gols de Luan e Luciano.


 


A conquista encerrou um jejum de 16 anos para a equipe tricolor no torneio.


 


Foto: Flavio Corvello/Estadão Conteúdo


 


2022


 


No ano seguinte, tivemos a reedição da última final: Palmeiras e São Paulo duelaram novamente pela taça.


 


No primeiro jogo da final, mais de 60 mil são-paulinos viram de perto o time abrir vantagem por 3 a 1, com gols de Calleri e Pablo Maia. O Verdão carregou para o jogo da volta a responsabilidade de ganhar por três gols de diferença, ou então por dois para levar a decisão para os pênaltis.


 


Mas o que se viu foi além do necessário. Em uma tarde inspirada, a virada veio com uma goleada por 4 a 0 – 5 a 3 no agregado, impedindo o bicampeonato tricolor. A estrela de Raphael Veiga brilhou duas vezes, acompanhado de Danilo e Zé Rafael.


 


Foto: Amanda Perobelli/Reuters


 


2023


 


O adversário da vez foi a surpresa do campeonato: Água Santa. A equipe de Diadema chegou à final com duas zebras no currículo, eliminando o São Paulo e Bragantino, ambos nos pênaltis.


 


Após sair em desvantagem do jogo de ida (2 a 1 para o Água Santa), o Verdão sabia que teria que brilhar dentro do Allianz Parque. Logo no primeiro tempo, o alívio veio para os palmeirenses após Gabriel Menino marcar duas vezes e Endrick ampliar a vantagem para o intervalo. Domínio alviverde e 3 a 0 na conta.


 


Já na segunda etapa, Flaco López ainda deixou o seu, sacramentando a goleada verde e branca e garantindo pela 25a vez o título do Paulistão.


 


Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon / Gazeta Esportiva


 


Agora, o adversário da vez será o Santos. A partida de ida acontece já nesse domingo (31), na Vila Belmiro.