Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Arnaldo Bortoletto abre o jogo sobre dívidas e planos do XV

Por: Carolina Bordin
1 ano atrás em 2 de abril de 2024
Foto: Reprodução
O diretor financeiro e de futebol do XV de Piracicaba falou hoje, em entrevista à Rádio Jovem Pan News, um pouco sobre a atual situação financeira do clube e como está sendo feito o planejamento para a Copa Paulista.

 

[caption id="" align="alignnone" width="1000"] Foto: reprodução[/caption]

 
Dívidas

A situação financeira do alvinegro piracicabano envolve pagamento de dívidas, contas pontuais atrasadas e parcelas em haver, girando em torno de sete ou oito milhões de líquido certo de dívidas. Além disso, o diretor não descartou possíveis gastos futuros que possam surgir, mas que já estão no radar do clube.

 
“ O quanto [se deve] precisamente fica difícil, porque tem muita coisa ‘pra’ vencer, muitas ações trabalhistas que não foram julgadas. Então fica difícil de dar um valor real. O que nós temos ainda certeza pra dever são os 2,1 milhões ‘pra’ MS, temos ainda pra pagar o banco que tomamos dinheiro por volta de 600 mil, o empréstimo do Rodolfo quando ele era ainda presidente, em torno de 600 mil reais também. Temos hotel, imobiliária, ainda alguma coisa de viagem de ônibus, jogadores que faltam uma ou duas parcelas do primeiro acordo lá atrás quando acabou o campeonato da Copa Paulista, temos que pagar o mês de março”, completou.

 
Panorama de 2024

Questionado sobre o que ainda tem para entrar nos cofres do clube, Arnaldo detalhou quais são essas as pendências e o que estão esperando receber ainda em 2024.

 
“Da FPF tem duas cotas agora dia 15 de abril e 15 de maio. E temos ainda também o que atrasou, o Erison do Botafogo atrasou duas parcelas do mês passado, esperamos que ele cumpra. Nosso advogado ‘ta’ entrando em contato ‘pra’ ver se vem esse dinheiro. O Botafogo não deveria atrasar, nós parcelamos pra eles em sete parcelas e assim mesmo eles cumpriram a primeira de março, e esse dinheiro ‘ta’ fazendo falta pra nós, realmente”.

 

Em outro momento, ele ainda trouxe questões envolvendo as parcerias atuais da equipe em 2024.

 

“De cotas pendentes que tem assinado, nós temos mensalmente uns 50 mil reais. O contrato novo da Raízen é ‘pra’ ser abril, mas eles também noticiaram que iam diminuir o valor e estamos conversando com a diretoria ‘pra’ pelo menos manter o mesmo valor, que é o que vai manter o resto do ano com a gente, porque os outros aportes são tudo bem menores. Nós acertamos com a Unimed, fizeram três parcelas, agora falta o restante do ano que é mensal e isso aí ‘ta’ certo. E o que veio ‘né’, que é a Obramax, a 3S, Savegnago que é um valor bem baixo mensal, mas vem mensal e que vai pagando o dia a dia do XV”.

 
Erison x Botafogo

Cria do Quinzão, Érison foi negociado entre os times em 2022, mas ainda faz parte das conversas internas do XV envolvendo valores. Bortoletto comentou anteriormente sobre o atraso do pagamento, mas ainda ofereceu novas informações sobre a situação.

 
“Tinha mais duas [parcelas] ‘pra’ pagar que venciam em março e eles não cumpriram, passaram que iam pagar no fim do mês e no fim não veio. E agora essa semana estamos cobrando eles via advogado, mandando notificação ‘pra’ ver se chega o dinheiro que vai ajudar muito, só atrasado eles tem 140 mil com a gente”. 

 

O valor recebido até agora da única parcela foi de 165 mil dólares, em torno de 370 mil, que diz respeito aos 10% de direito do XV de Piracicaba.

 
Beraldo x São Paulo

Outro nome já envolvido nas negociações do Alvinegro foi o de Beraldo, ex-jogador do tricolor paulista, que agora atua pelo PSG, da França. Sobre esse caso, Arnaldo comentou sobre os prazos que o São Paulo precisa cumprir. 

 
“Eu falo o que está no contrato, dia 31 vence a parcela pro São Paulo receber e ele tem 10 dias após o recebimento ‘pra’ passar o dinheiro pro XV. Então ele tem do dia um ao dia 10 de junho a primeira parcela que é um terço. Como todo mundo sabe, é um terço agora em maio, um dia 31 de outubro e o último é 31 de outubro de 2025. Então temos aí um bom tempo pra ir recebendo e isso tem o lado bom e o lado ruim”.

 

O São Paulo ainda não passou ao XV o que há oficialmente de desconto em cima disso, como taxa de empresário e direito de imagem. O clube segue aguardando e também está cobrando o tricolor para que repassem no prazo os valores certos.

 
Atrasos em 2024

Sobre o pagamento de salários e dívidas durante a campanha da equipe no Paulista da Série A2, o diretor deixou claro que a situação está caminhando e controlada, apesar da situação financeira atual.

 
“Não [atrasamos], atrasamos uma semana no máximo lá pra janeiro ou fevereiro, depois a gente cumpriu até o dia cinco a parcela CLT, hoje ta 100% certo. Nós temos agora que acertar a de desligamento, porque a gente também ‘ta’ tentando parcelar ‘pra’ gente poder honrar com esse pessoal que saiu do XV, a comissão técnica, os jogadores que venceram o contrato”, disse.

 
Dispensas e renovações

Ontem, ocorreu uma reunião para traçar o planejamento do clube para a Copa Paulista. Pensando no futuro, alguns atletas tinham contratos curtos para a Série A2, mas o interesse em renovações já se tornou pauta nos bastidores.

 
“Dois deles manifestaram interesse em ficar. Agora, ‘pra’ ficar tem que entrar na realidade da Copinha, o outro valor é praticamente ⅓ do que eles estavam ganhando. A gente vai aguardar um pouco primeiro ver agora como que vai ‘ta’ esse recebível desse mês e fazer a proposta pra eles. Se eles não acharem outro clube e quiserem ficar. Dos que você sabe que tinham contrato longo desse pessoal que não era do XV só tem dois: o Gilberto Alemão e o Vitor Braga. Eles têm contrato, se aparecer uma proposta de fora de empréstimo pode até ser que a gente libere, se não eles vão continuar aqui com o XV na Copinha”.

 

Sobre os atletas que manifestaram interesse em permanecer, são: Glauco (zagueiro) e Galhardo (volante). Ambos “gostaram muito do ambiente do XV, mas agora temos que ver se encaixam valores”.

 
Planejamento para a Copa Paulista

Perguntado sobre valores e questões da folha salarial, Bortoletto adiantou como o clube está se preparando para essa nova etapa da temporada atual.

 
“Vai ser uma folha de ⅓ no máximo, entre tudo do que foi gasto na A2, porque o dinheiro do Beraldo só vem em junho. Nós temos dois meses até lá ‘né’, então nós temos que baixar o máximo possível as contas e ir acertando os pingadinhos”.

 

Arnaldo ainda usou o espaço para falar diretamente com a torcida: “esse ano é bom a torcida saber, a gente escuta muito torcida falar que já venceu nosso mandato, que você tem que sair do XV, mas outubro tem eleição. Acho bom até falar que quem quiser e que não é sócio, e pretende ser diretor do XV tem que ficar sócio, concorrer à eleição do conselho e lógico escrever a chapa e concorrer. Nós também sabemos que estamos no fim de mandato, mas temos que cumprir e vamos ficar até o fim honrando os compromissos que nós temos”, assegurou.

 
Tempo curto

A Copa Paulista tem seu início marcado para o mês de junho. Até lá, o XV precisa tratar questões como a montagem de elenco e de uma nova comissão técnica.

 
“Pensando nos jogadores que não eram do XV, os que ‘tavam’ em transição, só esses atletas já dá 19 jogadores, um time formado e já tem ate reserva. Então pontualmente mais uns quatro, cinco jogadores dá um belo time ‘pra’ disputar uma Copinha. O XV não ‘ta’ desabastecido, comissão técnica nós temos ainda mais até o final do mês ‘pra’ decidir como a gente monta. Hoje alguns vão sair de férias, outros ajudando o sub-20. Então planejamento de abril é acertar contas, e aí sim maio já ter quem vai ser o técnico, a comissão e os jogadores”.

 
Novo técnico 

Sobre o perfil desejado para o novo técnico, Arnaldo comentou quais são as expectativas em cima do novo professor e o que estão esperando dele.

 
“Um que saiba jogar com esses jovens, que tenha um domínio sobre os jovens, e aí a gente vai ver perfil, valores. Acho que até o mês de abril dá tempo da gente conversar bem sobre isso aí”, concluiu.