No Dia Mundial da Conscientização do Autismo, o Santos Futebol Clube revelou um projeto impactante em prol da inclusão social no Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro). A “sala inclusiva” está em fase de desenvolvimento, com o intuito de proporcionar uma experiência inclusiva e acolhedora para pessoas com deficiências variadas ou múltiplas, assim como suas famílias, durante os jogos.
O presidente do clube, Marcelo Teixeira, expressou a importância da iniciativa:
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
“Queremos as famílias presentes, permitindo uma grande interação. Hoje, no Dia Mundial da Conscientização ao Autismo, demonstramos mais uma vez sensibilidade, respeito, empatia e levamos mais essa energia positiva ao nosso público e vamos caminhando em busca de novas conquistas.”
Foto: Divulgação/Santos FC
A “sala inclusiva” visa proporcionar um ambiente mais tranquilo e adaptado às necessidades específicas das pessoas com deficiência intelectual e suas famílias. Com menos barulho e aglomeração, o espaço oferecerá um refúgio para aqueles que enfrentam dificuldades comportamentais durante os eventos esportivos.
Vinicius Savioli, gerente do Programa Missão e Inclusão da Special Olympics, destacou a importância do projeto como um local de lazer e convívio familiar. Ele ressaltou que a iniciativa é fruto de uma parceria entre o Santos, a Special Olympics e a Prefeitura de Santos, que tem prestado suporte fundamental para a implementação da sala inclusiva.
A inspiração para a iniciativa veio do atacante Willian Bigode, embaixador da Special Olympics no Brasil, cujo filho, Daniel, enfrenta dificuldades devido à Síndrome de Down. A colaboração entre o clube, a entidade e a Prefeitura demonstra o compromisso conjunto em promover a inclusão e proporcionar oportunidades igualitárias para todos os torcedores.