São Paulo abusa de cruzamentos contra Cobresal

Por: Bruno Rys Colesanti
2 anos atrás em 11 de abril de 2024
Foto: Nelson Almeida/AFP


 


Na noite desta quarta-feira (10), o São Paulo venceu o Cobresal por 2 a 0 pela segunda rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. A vitória era imprescindível ao Tricolor, já que o mesmo havia perdido na primeira rodada contra o Talleres.


Precisando da vitória a qualquer custo, o São Paulo teve dificuldades para empurrar a bola para as redes diante de um adversário mais fraco tecnicamente (o Cobresal é o lanterna do Campeonato Chileno e não venceu em 2024). A equipe brasileira começou então a buscar Luciano e, principalmente, Calleri dentro da área, abusando de cruzamentos.


O Tricolor acabou exagerando e teve a maioria de suas jogadas de ataque finalizadas em cruzamentos para a área. Com o adversário extremamente recuado, Carpini colocou André Silva em campo e, junto com Calleri, o São Paulo ficou com dois centroavantes em campo durante o segundo tempo, para que pudesse aproveitar ainda mais suas jogadas aéreas.


E deu certo. Os dois gols marcados no finalzinho da partida foram de André Silva e Calleri em jogadas de cruzamento para a área. Ao final do jogo, a equipe terminou com 29 bolas levantadas na área adversária, sendo essa a quarta partida com mais cruzamentos do time na temporada, o que mostra um pouco sobre a característica de jogo dos comandados de Carpini.


A última vez em que o São Paulo havia cruzado tanto em uma partida foi justamente no recorde da temporada contra o Red Bull Bragantino, há quase dois meses, no dia 17 de fevereiro. 39 vezes. Depois disso, vêm os jogos contra Santos e Mirassol, com 31 cruzamentos em cada.




Nas outras três ocasiões, o São Paulo não venceu. Foram dois empates e uma derrota. A grande diferença do confronto desta quarta-feira (10), além do resultado final, foi a eficiência do time nesses cruzamentos, que foi quase o dobro que nas outras três partidas. 41% de eficiência na quarta-feira (10) contra uma média de 25% de eficiência nos outros três duelos.


Agora, o São Paulo, que conta com uma desconfiança do trabalho de Carpini por parte da torcida, se prepara para enfrentar o Fortaleza, pela estreia do Campeonato Brasileiro, no Morumbis, sábado (13).