Vice-campeão do Paulistão A2 em 2024, o Noroeste conquistou sua vaga na elite do futebol paulista em 2025, mas as condições atuais do clube e do estádio não atingem os padrões exigidos pela FPF para a primeira divisão. Para se adequar, o clube bauruense abrirá mão da sua participação na Copa Paulista, principal competição do 2º semestre para clubes que não disputam o Brasileirão, focando seus gastos e esforços em reformas e aprimoramentos estruturais.
Questão financeira
Os principais gastos envolvem: a troca do gramado do Alfredão, da atual grama (mato grosso) para o tipo bermuda, reformas no vestiário do time visitante, no setor de filmagens e transmissão dos jogos, cozinha e no centro de treinamento do clube. Os valores serão milionários.
O fato de não poder disputar suas partidas em seu estádio foi o principal motivo que afastou o ‘Norusca’ da Copa Paulista. Além de não receber o lucro de sua bilheteria, o time ainda teria que pagar o aluguel dos campos em que fosse mandar os jogos como mandante. Mesmo os torcedores mais fiéis também teriam gasto extra para acompanhar a equipe em outras cidades.
Reinaldo Mandaliti, principal investidor da SAF do clube, afirma que a renda de bilheteria na Copa Paulista de 2023, competição em que o Noroeste atingiu as quartas de final, foi bem abaixo da esperada. O dirigente noroestino destacou:
“Precisamos deixar um pouco de lado a emoção e trabalhar com a razão nestes próximos meses”
Para tranquilizar o torcedor, informações sobre o plano vigente de sócios (356 ativos) serão divulgadas nos próximos dias. Quem aderiu e apoia o time neste momento, terá desconto na Série A1, adiantou Mandaliti. É uma tentativa de não perder o contato com o fã nestes meses em que o clube ficará em hiato.
Contratos
Como meio de economizar, a instituição se desligou de 80% dos jogadores do elenco, que tinham contrato válido até este domingo (14/04). Alguns poucos jogadores terão os contratos renovados e disputarão as competições do segundo semestre do ano por outras equipes para se manterem em forma e retornarem ao Alvirrubro em Novembro.
Entre eles está o artilheiro do time no ano, Carlão, que fez 21 gols em 50 jogos desde a sua chegada. Quanto aos contratos ainda regentes, se encontram o do lateral PH até 15/4/2027, do zagueiro Maycon até 31/12/2026, dos meio-campistas Blade até 30/6/2025, John Egito até 31/12/2024 – com aditivo para a disputa do Paulistão de 2025 -, do atacante Deividi Buiú até 30/6/2026 e do goleador do clube no século, Luiz Thiago (31 gols), até 30/6/2025.
Os contratos de membros da comissão técnica e funcionários de diversas funções da empresa também passarão por acordos e mudanças, como pessoas responsáveis pela cozinha, administração, manutenção e de comunicação de imprensa.