Arena Fonte Luminosa passa a se chamar Estádio Municipal “Olivério Bazani Filho”

Foto: Reprodução/Prefeitura Araraquara
No último domingo (14), antes do jogo entre Ferroviária e Fluminense pelo Brasileirão Feminino, foi oficializada a mudança de nome da Arena Fonte Luminosa para Estádio Municipal “Olivério Bazani Filho”.
A alteração homenageia o maior maior ídolo da história da Ferroviária e atende à Lei Ordinária n° 10.809 de 24 de maio de 2023, de autoria dos vereadores Fabi Virgílio (PT), Marcos Garrido (PSD) e Edson Hel (PV).
Com a mudança, o estádio deixa o nome de “Doutor Adhemar Pereira de Barros” , mas ainda mantém a memória ao ex-governador na fachada e nas torres de iluminação do local.
Na cerimônia de descerramento estiveram presentes os vereadores, a filha de Bazani e outras autoridades locais, como o prefeito de Araraquara, o presidente da Ferroviária e a Secretária de Esportes.
Quem foi Olivério Bazani Filho?
Considerado o maior jogador da história da Ferroviária, Olivério nasceu no dia 3 de junho de 1935, em Mirassol. Bazani ou Rabi, como também era conhecido, chegou à Ferroviária em 1954.
O jogador defendeu a camisa da Locomotiva entre 1954 e 1973, disputou 758 jogos, marcando 244 gols. Além disso, dirigiu a equipe em outras 220 oportunidades.
De 1963 a 1965, teve uma passagem pelo Corinthians e depois retornou à Araraquara
Com a Locomotiva, esteve envolvido nas principais conquistas do clube. Assim, participou do título do Paulistão A2 de 1955, garantindo o primeiro acesso do clube ao Paulistão de 1956. E também estava na campanha do time grená na conquista do Tricampeonato do Interior, de 1967 a 1969.
Falecido no dia 13 de outubro de 2007, fora do futebol, Bazani, formado pela Unesp, atuou como cirurgião dentista.