Palmeiras supera desempenho de 2021 apesar do 1° tempo fraco

Por: Alan Favaron
1 ano atrás em 25 de abril de 2024


Ontem, dia 24, o Palmeiras protagonizou uma virada heroica no último lance da partida contra o Independiente del Valle, no Equador. O jogo, disputado a mais de 2.800 metros de altitude, teve um início desfavorável para o Verdão, que viu os equatorianos abrirem dois a zero. Contudo, no segundo tempo, Abel Ferreira fez ajustes na equipe e o Palestra conseguiu reverter o placar.


Dessa forma, o clube alviverde conseguiu o feito de derrotar o del Valle pela segunda vez fora de casa. Essa é apenas a segunda derrota do time equatoriano em 32 jogos como mandante na Libertadores. Amabas forma para a equipe paulista. 


No primeiro tempo, o Verdão tentou replicar a estratégia da vitória de 2021. Naquele ano, o Palmeiras adotou uma estratégia clara para lidar com a altitude de 2.850 metros em Quito: recuar as linhas para atrair o Independiente del Valle e buscar contra-ataques com passes longos para Rony. O Alviverde se organizou bem, mantendo-se compacto em um 5-4-1, e não enfrentou muitas ameaças.


Foto: Cesar Greco/Palmeiras


Porém, dessa vez não funcionou e o clube do Equador abriu 2 a 0 na primeira etapa. Mas, no intervalo, o treinador Abel Ferreira mudou o esquema e a postura do time, deixou o time mais ofensivo para buscar o empate, Estevão, Luis Guilherme, Lázaro e Flaco López entraram. E a virada veio no último lance.


Estatísticas

Em 2021, o Verdão teve 28% de posse de bola, segundo o Sofascore. Acertou 73% dos passes e teve 5 (3 no gol) finalizações a favor, 21(3 no gol) contra. Venceu por 1 a 0. Em 2024, teve 31% de posse de bola. Acertou 72% dos passes e finalizou 7 (4 no gol) vezes e sofreu 16 (6 no gol) finalizações do del Valle.




O que podemos observar é que, apesar do primeiro tempo de ontem ter sido abaixo, o grande volume do segundo tempo compensou, e o Palmeiras conseguiu ter estatísticas melhores do que em 2021, mesmo tendo sido dominado nos primeiros 45 minutos.