Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Dentre todas as divisões nacionais, Ituano é o segundo pior

Por: Bruno Rys Colesanti
1 ano atrás em 14 de maio de 2024
Foto: Fernando Roberto


A crise persistente do Ituano parece longe de chegar ao fim. O time acumula uma série de recordes negativos e caminha para mais uma temporada lutando para evitar o rebaixamento. Essa má fase, longe de ser momentânea, teve início em 2023, poucos meses após o clube quase conquistar o acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro.


Desde então, o Rubro-Negro escapou do rebaixamento apenas na última rodada do Campeonato Paulista de 2023 e na penúltima rodada da Série B no mesmo ano. Entretanto, no campeonato estadual de 2024, o clube foi rebaixado ficando na última posição. Na Série B, ocupa também a lanterna da tabela, sendo o único time que perdeu todos os jogos.


Atualmente, o Ituano enfrenta uma sequência de oito derrotas consecutivas, que é a pior da história do clube. De acordo com uma análise detalhada dos últimos 40 anos realizada pelo GE, essa é a pior sequência já registrada, superando seis reveses consecutivos em 1994.


A crise do Galo de Itu vai além dos limites de sua própria história. O Ituano é o segundo pior entre todos os 124 times do Campeonato Brasileiro, considerando todas as divisões de 2024.


O Galo tem um aproveitamento de apenas 11,7% em 17 jogos disputados neste ano, com uma única vitória, três empates e 13 derrotas. A única vitória em 2024 foi há 110 dias contra o Corinthians. Desde então, são 15 jogos sem nenhuma vitória.


Comemoração de Léo Duarte após gol que decretou única vitória do Galo no ano – Foto: Miguel Schincariol




O Ituano só não é o pior time do ano graças ao Audax-RJ. A equipe carioca, que disputa a Série D do Brasileiro, não conseguiu vencer nenhuma vez em 2024. Em 15 partidas, o time rebaixado no Campeonato Carioca perdeu 14 e empatou uma, tendo um aproveitamento de apenas 2,2%.


No entanto, o saldo de gols do Ituano é pior que o do Audax. O Galo tem um saldo negativo de 23 gols, com oito marcados e 31 sofridos. Enquanto isso, o Audax tem um saldo negativo de 22 gols, com apenas um gol marcado e 23 sofridos.


Além desses dois, o único time que também não venceu duas partidas em 2024 é o Santo André. O Ramalhão foi rebaixado no Campeonato Paulista junto com o Ituano e também só conquistou uma vitória no ano. A equipe do ABC Paulista, que disputa a Série D do Brasileiro, tem um aproveitamento de 22,2%, quase o dobro do Ituano.


Entre os times das divisões nacionais, há ainda oito times que venceram apenas duas vezes em 2024: Novo Hamburgo, Cametá-PA, Serra, Avenida, Iporá, Atlético-CE, Democrata e Patrocinense.


Na Série B do Brasileiro, excluindo o Ituano, o pior desempenho é do Guarani, com três vitórias e um aproveitamento de 27%. Um desses triunfos foi contra o próprio Galo, com um placar de 3 a 0, em Itu, durante o Paulistão.


Thonny Anderson arrisca finalização durante derrota para o Bugre – Foto: Divulgação


Desde março, o técnico do Ituano é Alberto Valentim, que perdeu todos os seis jogos que comandou o time. Antes dele, o treinador era Marcinho, que foi demitido após a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil.


O Ituano venceu apenas duas vezes nos últimos 30 jogos, incluindo o final da Série B de 2023. 


O próximo desafio será contra o Sport, que está em sentido oposto na competição. O Leão da Ilha lidera a Série B, tem o melhor ataque e é o único time com 100% de aproveitamento.


O confronto da quinta rodada acontece nesta quarta-feira, às 19h, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Na rodada anterior, o Ituano perdeu para o Goiás por 2 a 0, na Serrinha, em Goiânia.