O Guarani vive fase preocupante na temporada de 2024, seja dentro de campo ou nos bastidores, e isso reflete no desempenho da equipe. Na Série B, o Bugre amarga a última colocação da tabela ao fim das 12 primeiras rodadas, com apenas cinco pontos feitos. Isso se junta aos piores início de um clube da segunda divisão nos últimos 12 anos, desde a edição de 2013;
As equipes que também fizeram cinco pontos nos 12 primeiros jogos foram Vila Nova (2014), Náutico (2017), além do Bugre na atual temporadas. Nenhuma delas conseguiu escapar do rebaixamento e, todas as equipes que estiveram na lanterna e conseguiram escapar, tinham mais que cinco pontos na 12ª rodada. É o caso de ABC (2013), América-MG (2019), Oeste (2020) e Vila Nova (2022).
Guarani é lanterna da Série B. Foto: Raphael Silvestre/Guarani FC
O Bugre tenta recuperar posições na tabela a partir da próxima rodada, diante da Ponte Preta, no 207º Dérbi de Campinas. Como forma de incentivar o torcedor bugrino, o clube criou uma promoção que diminui o valor do ingresso. O jogo terá torcida única, como manda o Ministério Público. O clássico acontece no próximo domingo, dia 30 de junho, às 18h30 (de Brasília), no Brinco de Ouro da Princesa.
São nove pontos de distância para o primeiro clube fora da zona de rebaixamento, a Chapecoense. Ou seja, são no mínimo três rodadas do Bugre lutando para sair das posições mais temidas da tabela da Série B. Para isso, o time de Pintado treina em um hotel resort de Itu e retorna para Campinas apenas na sexta-feira. O último treino preparatório acontece no sábado, no Brinco de Ouro, com foco total em Guarani e Ponte Preta.