Kleiton Lima, ex-Santos, é punido após acusações de assédio

Por: Beatriz Quintino
1 ano atrás em 28 de junho de 2024
Foto: Reinaldo Campos/Agif


Acusado de assédio por jogadoras em setembro de 2023, Kleiton Lima, ex-técnico do time feminino do Santos, recebeu uma suspensão de 18 jogos, conforme os artigos 258 e 184 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Nesta semana ele foi julgado e punido pelo Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP).


Afastado das Sereias da Vila desde abril, Lima terá que cumprir a suspensão de 18 partidas quando contratado por algum clube. 


Sem uma infração específica para casos de assédio moral e sexual, a justiça enquadrou o treinador em dois artigos do CBJD. O artigo 258 aborda “Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”, enquanto o 184 trata da prática de múltiplas infrações de maneira cumulativa.


A condenação ocorreu após 19 atletas do Santos acusarem o técnico de assédio sexual e moral. No ano passado, cartas anônimas, escritas à mão, foram entregues à diretoria santista relatando diversas situações incômodas vividas com o treinador.


Lima deixou o cargo após o ocorrido, mas foi recontratado em abril de 2024. Duas semanas depois, pediu afastamento diante de protestos realizados dentro e fora de campo.


O julgamento ocorreu no último dia 20 de junho. Kleiton Lima e seu advogado, Leandro Weissmann, estiveram presentes, enquanto ex-jogadoras e ex-membros da comissão técnica do Santos participaram remotamente como testemunhas.




De acordo com a ESPN, o ex-treinador já protocolou recurso contra a decisão. Seu advogado argumenta que o processo é nulo, alegando falta de acesso integral ao processo e comprometimento do direito de defesa.