São Paulo vence Athletico-PR e entra no G4 do Brasileirão

Por: Beatriz Quintino
1 ano atrás em 3 de julho de 2024
Foto: Eduardo Somer/Pera Photo Press


O São Paulo venceu o Athletico-PR na noite desta quarta-feira (3), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida na Ligga Arena acabou em 2 a 1 para o Tricolor Paulista.




Com gols de Ferreira e Calleri, o São Paulo conquistou os três pontos no confronto direto pela parte de cima da tabela. Embalado com três vitórias consecutivas, o time chega aos 24 pontos e ocupa momentaneamente a 4ª colocação.


Por outro lado, Fernandinho deixou o seu, mas não foi suficiente para garantir pontos ao Athletico. Com os mesmos 22 pontos, o time paranaense caiu para a 6ª posição na Série A.  Além disso, o Furacão ganhou o desfalque do goleiro Leo Linck na próxima partida. O jogador foi expulso após chutar Wellington, do São Paulo.


 


Primeiro tempo


 


Um bom primeiro tempo de maneira geral. O São Paulo começou o jogo controlando a posse de bola e trocando passes no campo de defesa, buscando um espaço para furar a defesa do Athletico. No entanto, apesar da boa construção das jogadas, faltou a conclusão efetiva.


 


O Furacão, por sua vez, buscando os contra-ataques, conseguiu se portar bem na defesa, afastando o perigo nos avanços do São Paulo.


 


Com perigo, aos dez minutos, a primeira chance clara do time da casa. Zapelli recebe bola na entrada da área do São Paulo e bate com força para o gol. Jandrei cai para fazer a defesa.


 


O jogo esfriou. Somente aos 26 minutos, que o Tricolor voltou a aparecer com perigo. Lucas ajeitou para Alisson finalizar no gol, mas Léo Linck fez ótima defesa.


 


Aproveitando o bom momento no jogo, aos 32, Calleri ajeitou para Ferreira, que bateu para abrir o placar a favor do São Paulo com um golaço.


 


No entanto, não tardou para o empate sair. O Athletico trabalhou bem a jogada, Julimar, na entrada da área, tocou para Fernandinho, que de primeira, chutou no canto para o fundo do gol.


 


Segundo tempo


 


O Furacão começou a segunda etapa esboçando uma reação. Com postura diferente do primeiro tempo, crescendo no jogo, aos seis minutos, Erick subiu na área do São Paulo e levou perigo com um cabeceio, mas que foi para fora. 


 


O Athletico pressionou a defesa adversária, controlando a bola, no entanto, foi o São Paulo quem conseguiu a vantagem no placar. 


 


Com 15 minutos, Thiago Heleno bobeou na recuada de bola, Calleri levou a melhor e ficou cara a cara com o goleiro. O argentino finalizou, Leo Linck defendeu, mas no rebote colocou a bola no fundo da rede.


 




 


Aos 31, em meio a uma boa atuação, o goleiro do Athletico foi expulso com cartão vermelho por chutar Welington.


 


Após a expulsão, o Furacão não se deixou abater, e mesmo com um jogador a menos, tentou pressionar o Tricolor. Mas nenhuma grande chance clara foi criada. 


 


Os times passaram a focar mais na defesa, trocando passes, fechando os espaços e tentando explorar oportunidades de contra-ataque. 


 


Ainda antes do fim do jogo, Luis Zubeldía recebeu o segundo cartão amarelo e também foi expulso. O treinador argentino fazia sua primeira partida comandando o São Paulo após cumprir suspensão na rodada anterior. Além do técnico, seu auxiliar, Maxi Cuberas também recebeu o cartão vermelho. a 


 


Escalações


 


Athletico-PR: Léo Linck; Léo Godoy, Kaique Rocha, Thiago Heleno, Esquivel; Erick, Fernandinho, Christian, Zapelli; Julimar, Pablo. Técnico: Juca Antonello.


São Paulo: Jandrei; Igor Vinícius, Arboleda, Alan Franco, Welington; Luiz Gustavo, Alisson; Lucas, Wellington Rato, Ferreira; Calleri.  Técnico: Luis Zubeldía.