Na próxima segunda-feira (15), o Ituano enfrentará o Santos, na Vila Belmiro, pela 15° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Rubronegro precisará quebrar um grande tabu para vencer a equipe do litoral e subir na tabela de classificação.
Isso porque o Galo de Itu nunca venceu o Alvinegro na Vila Belmiro, em Santos. Ao todo foram 17 jogos, com 13 vitórias dos mandantes, além de quatro empates. O curioso é que o Ituano se notabilizou por ser uma espécie de carrasco do Peixe nos últimos anos. Em 2014, foi campeão paulista sobre o rival, em 2019 aplicou uma sonora goleada por 5 a 1 na equipe comandada por Sampaoli, além de, em 2023, ter evitado uma classificação alvinegra para a fase final do estadual com uma vitória por 3 a 0 na última rodada. Todos esses feitos, porém, foram feitos longe de Santos.
Na Vila Belmiro, o clube do interior sequer arranca um empate desde 2018. Uma marca extremamente negativa alcançada como visitante, porém no Pacaembu, foi a goleada por 9 a 1, no Paulistão de 2010, contra uma equipe que encantou o Brasil com craques como Ganso e Neymar.
[caption id="attachment_407075" align="aligncenter" width="450"]

Jogadores do Santos comemoram um dos nove gols marcados - Foto: Reprodução[/caption]
Para a próxima segunda-feira (15), o Ituano espera finalmente dar fim a esse tabu, que já dura 34 anos. Entretanto, o rival é franco favorito, visto que é o líder da competição, enquanto o Rubronegro é apenas o 19° colocado.