No Brasileirão, Palmeiras faz melhor campanha na era Abel

Por: Neila Gonçalves
1 ano atrás em 15 de julho de 2024
Foto: Divulgação/Palmeiras


Na noite da última quinta-feira (11), o Palmeiras venceu o Atlético-GO por 3 a 1 no Allianz Parque, em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com essa vitória, o Alviverde manteve-se na vice-liderança, somando 33 pontos, a mesma pontuação do líder Botafogo, perdendo apenas nos critérios de desempate.


A campanha atual é motivo de orgulho para o Palmeiras. Além de ter a segunda melhor defesa e o quarto melhor ataque do campeonato, o time já faz sua melhor campanha na Era Abel Ferreira após 16 rodadas, superando inclusive temporadas anteriores onde conquistou o título. Até agora, são 10 vitórias, três empates e três derrotas, superando as campanhas das 16 primeiras rodadas de 2023, 2022 e 2021. Abel Ferreira assumiu oficialmente em novembro de 2020 e desde então já levou o Verdão a conquistar dez troféus, incluindo dois Campeonatos Brasileiros consecutivos.


Na edição do ano passado, o Palmeiras garantiu o título do Brasileirão no final da competição, somando 28 pontos nas primeiras 16 rodadas com sete vitórias, sete empates e duas derrotas. Foi uma temporada histórica, com o Botafogo liderando por 31 rodadas antes de sofrer uma queda e ver o Palmeiras tomar o topo da tabela.


Em comparação, a campanha inicial de 2023 foi a mais fraca sob o comando de Abel Ferreira. Já em 2022, o time alcançou 30 pontos nas primeiras 16 rodadas com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, terminando o campeonato com oito pontos de vantagem sobre o vice-líder Internacional. Em 2021, o Palmeiras acumulou 32 pontos após 16 rodadas, com dez vitórias, dois empates e quatro derrotas, ficando em terceiro lugar, enquanto o Atlético-MG levou o título.


O próximo desafio do Palmeiras será contra o líder Botafogo, em um jogo decisivo no Nilton Santos, nesta próxima quarta-feira (17), às 21h30 (horário de Brasília), pela 17ª rodada do Brasileirão. A vitória sobre o Atlético-GO também marcou um feito especial para o Palmeiras, que atingiu a marca de 500 gols sob o comando de Abel Ferreira. O gol de número 500 foi marcado por Flaco López, enquanto Veiga e Estêvão marcaram os gols 501 e 502, respectivamente.