Foto: Marcos Ribolli/PontePressA Ponte Preta passa por uma mudança de elenco no meio da temporada. Desde o Campeonato Paulista, a equipe passa por problemas de desempenho dentro de campo, principalmente na defesa. Apesar de ter um dos melhores ataques da Série B do Brasileiro, a equipe também tem um destaque negativo nos gols sofridos. Em 15 rodadas disputadas, o saldo da Macaca é zero, que influencia diretamento na classificação do time na tabela.
São 19 gols marcados pelo time de Campinas nesta altura da Série B, quinta melhor marca entre os 20 clubes participantes. Em comparação com outros times do ranking, são apenas quatro tentos a menos que o melhor ataque, do Santos, e dois a menos que Ceará e América-MG. Entre esses clubes, a Ponte Preta é o única que está na parte de baixo da tabela, com apenas 20 pontos conquistados.
Esses números, considerados ruins, se dão muito por conta do início de competição, sob o comando de João Brigatti. Com Nelsinho Baptista, atual treinador, a Macaca possui um saldo positivo de três gols, com 13 gols marcados e dez sofridos. No antigo comando, foram seis tentos a favor e nove contra.
Para melhorar esse desempenho, a Ponte Preta está no mercado de transferências para reforçar o elenco, que é um pedido de Nelsinho. Além disso, alguns jogadores foram liberados para procurar outros clubes e não devem mais vestir a camisa alvinegra.