Palmeiras pressiona, mas é superado pelo Botafogo

Por: Neila Gonçalves
1 ano atrás em 18 de julho de 2024
Foto: Pedro Kirilos/Estadão


O Palmeiras perdeu para o Botafogo por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (17), pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida, considerada uma das melhores do campeonato até agora, foi marcada por um alto nível técnico de ambas as equipes, superando o clima tenso que antecedeu o jogo, com acusações de John Textor, respostas de Leila Pereira e ameaças de torcedores botafoguenses.




Dentro das quatro linhas, os times justificaram suas posições na tabela, mostrando um bom repertório ofensivo e defensivo. Weverton e John, goleiros de Palmeiras e Botafogo, respectivamente, foram fundamentais para manter o 0 a 0 no primeiro tempo, fazendo grandes defesas.


Com a vitória, o Botafogo se isolou na liderança do campeonato com 36 pontos, três a mais que o Palmeiras, que permanece na segunda posição. O Flamengo, que teve seu jogo contra o Internacional adiado, continua em terceiro lugar com 31 pontos.


Primeiro tempo


A primeira etapa foi de um confronto equilibrado e alto nível técnico, refletindo a posição das duas equipes no topo da tabela do Campeonato Brasileiro.


Desde o início, ambos os times demonstraram grande intensidade e movimentação, com boas trocas de passes e tentativas de ataque. O Botafogo, jogando em casa, começou pressionando mais e criando as melhores chances iniciais. A equipe botafoguense conseguia se desvencilhar bem da marcação palmeirense, mas tinha dificuldades no último passe.


O Palmeiras, por sua vez, tentou ser propositivo com a bola, mas encontrou dificuldades para superar o bloqueio defensivo do Botafogo. Uma das melhores oportunidades do time visitante veio de um lançamento de Marcos Rocha para Flaco López, que ficou cara a cara com o goleiro John, mas não conseguiu converter a chance, sendo impedido por uma grande defesa.


Weverton, goleiro do Palmeiras, também teve trabalho e fez importantes defesas para manter o placar zerado. A partida viu boas ações coletivas de ambos os lados, com os times mostrando organização tanto na defesa quanto no ataque.


Apesar da ausência de gols, o primeiro tempo foi bem disputado e bem jogado, com ambos os times mostrando porque estão nas primeiras posições da tabela. O equilíbrio e a qualidade do futebol apresentado deixaram claro que qualquer detalhe poderia fazer a diferença no resultado final da partida.


Segundo tempo


Tiquinho Soares, que havia perdido um pênalti decisivo no Brasileirão 2023, foi o autor do gol da vitória e se redimiu com a torcida. Ele marcou no segundo tempo após um erro de Gabriel Menino, que permitiu a Luiz Henrique fazer a jogada e assistir Tiquinho para finalizar.


O Palmeiras, apesar da derrota, não desistiu do jogo e continuou pressionando. Piquerez e Flaco López exigiram boas defesas de John, mas o Botafogo conseguiu controlar o ritmo da partida no segundo tempo. Abel Ferreira, promoveu a estreia de Felipe Anderson, mas as mudanças não foram suficientes para alcançar o empate.


Weverton e John seguiram fazendo boas defesas até o final da partida. As entradas de Dudu, Maurício e Caio Paulista pelo Palmeiras, juntamente com a saída de Veiga, não trouxeram o resultado esperado. Desse modo, o duelo terminou com o Verdão sendo derrotado por 1 a 0.


O próximo jogo do Palmeiras será contra o Cruzeiro no sábado (21), às 21h (horário de Brasília) no Allianz Parque. Apesar da derrota, a equipe de Abel Ferreira permanece na 2ª colocação, com 33 pontos somados.