Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Venda de Emerson Royal renderá dinheiro à Ponte Preta

Por: Bruno Rys Colesanti
1 ano atrás em 13 de agosto de 2024
Foto: Icon Sport
A recente venda do lateral-direito Emerson Royal do Tottenham para o Milan trará um importante aporte financeiro para a Ponte Preta. Graças ao mecanismo de solidariedade da FIFA, que foi criado para beneficiar clubes formadores de atletas, a Macaca receberá cerca de R$ 2,1 milhões. Esse valor representa 1,75% da negociação, que gira em torno de R$ 122,5 milhões.

O mecanismo de solidariedade estabelece que 5% do valor das transferências internacionais de jogadores seja distribuído entre os clubes que contribuíram para a formação do atleta dos 12 aos 23 anos. No caso de Emerson Royal, além da Ponte Preta, São Paulo e Atlético-MG também terão direito a uma parcela do montante. O jogador, que atuou na Ponte Preta entre 2015 e 2018, também passou pelo São Paulo antes dos 15 anos e pelo Atlético-MG em 2018, antes de se transferir para o futebol europeu.

[caption id="attachment_412040" align="aligncenter" width="622"] Emerson Royal em ação pela Ponte Preta - Foto: Reprodução[/caption]

O repasse para a Ponte Preta será feito pela FIFA, mas o momento do pagamento dependerá dos termos acordados entre Milan e Tottenham, clube inglês pelo qual Emerson Royal jogou nas últimas três temporadas. A negociação pode ser realizada à vista ou de forma parcelada, o que influenciará diretamente o prazo de recebimento do valor pelos clubes beneficiados.

A expectativa é que o montante recebido pela Macaca seja utilizado para fortalecer as finanças do clube, que tem investido na formação de novos talentos. Esse tipo de compensação financeira é crucial para equipes que desempenham um papel formador no futebol, mas não possuem o mesmo poderio econômico de grandes clubes europeus.