Nesta terça-feira (13), a Portuguesa venceu o União Suzano por 3 a 0, no estádio Francisco Marques Figueira, o “Suzanão”, pela nona rodada da Copa Paulista. A Lusa definiu o placar apenas no primeiro tempo, com gols de Cristiano e Maceió (duas vezes).
Com o resultado, a Portuguesa confirmou sua classificação à próxima fase da competição. Restando uma rodada, o time da capital já sabe que terminará na segunda posição do grupo E. Já o União Suzano, entrou em campo sem chances de classificação e, com a derrota, confirmou que será o lanterna do grupo, independente dos resultados na última rodada.
Primeiro tempo
A Portuguesa teve o domínio total da partida desde seu início. Com bem mais posse de bola, o time da capital não deixou o União jogar. Aos nove minutos criou sua primeira chance. A bola sobrou para Pedro Henrique dentro da área e, de primeira, o lateral finalizou para fora, mas com muito perigo.
Aos 16, mais uma chegada. Cristiano recebeu lançamento e saiu cara a cara com o goleiro adversário. O atacante tentou encobrir Mateus, mas a bola subiu demais. A Portuguesa não dava sossego e, aos 27, Maceió arriscou de fora da área para grande defesa de Mateus. No lance do escanteio, em uma jogada ensaiada, a bola sobrou para Franco na pequena área. Ele finalizou à queima roupa e Mateus fez um verdadeiro milagre.
Aos 30, em uma boa jogada coletiva, Pedro Henrique cruzou rasteiro, Maceió finalizou mal, mas Cristiano estava lá para conferir e abrir o placar. Quatro minutos depois, em outra grande jogada coletiva, foi a vez do outro lateral aparecer na linha de fundo. Ben-Hur cruzou na cabeça de Maceió, que ampliou o placar.
Aos 43, após longo lançamento, Cristiano ganhou da zaga e rolou para Maceió. O atacante ganhou uma dividida com o goleiro e ficou com o gol aberto para fazer 3 a 0 ainda no primeiro tempo.
Segundo tempo
Na segunda etapa, a Lusa optou por dar uma segurada no ímpeto, mas não deixou de controlar a partida. O União só foi criar sua primeira chance aos 21 minutos. Após escanteio, Léo chegou no segundo pau e se esticou todo, mas não conseguiu direcionar o chute e mandou para fora.
Aos 26, Léo voltou a assustar a Portuguesa. Após arremesso lateral lançado na área, a bola se ofereceu para o meio-campista, que, mesmo sem ângulo, arriscou um forte chute que parou no travessão.
A Lusa chegou pela primeira vez dois minutos depois. Franco recebeu com muita liberdade pelo meio e arriscou de fora da área. O camisa 10, porém, pegou muito embaixo da bola, e ela subiu demais.
O União ainda conseguiu uma última pontada nos acréscimos. Matheus Jesus recebeu grande passe e saiu cara a cara com Rafael Pascoal, que fez grande defesa.
Escalações
União Suzano: Mateus, Guilherme, Cauã, Wellington, João Guilherme, Vinícius Neves, Léo, Paolo, Matheus Jesus, Lúcio e JP. Téc: Petterson Martins
Portuguesa: Rafael Pascoal, Ben-Hur, Kauã, Marco, Ferreira, Pedro Henrique, Elvis, Cristiano, Franco, Carlos Henrique e Maceió. Téc: César Michelon