Em confronto na noite deste sábado (17), válido pela 23a rodada da Série A do Brasileirão 2024, o Bragantino recebeu o Fortaleza, com placar de 2 a 1. Em jogo quente com emoção para os dois lados, quem levou a melhor foi o Leão, com gol de Breno Lopes no fim da partida para garantir os três pontos fora de casa. O time de Bragança poderia ter marcado em várias oportunidades, mas João Ricardo fez mais uma bela atuação no campeonato fechando o gol diversas vezes.
O resultado deixa o Massa Bruta com 27 pontos no meio da tabela, dando sequência à seca de vitórias, que agora é de sete jogos, válidos tanto pelo Brasileirão como Copa do Brasil. Já o Fortaleza assume a liderança provisória do campeonato com 45 pontos. A equipe pode ser ultrapassada por Botafogo e Flamengo, que se enfrentam amanhã no Rio.
Primeiro tempo
O Fortaleza chegou rápido ao campo adversário no primeiro minuto com Moisés, mas o atacante finalizou para fora. Pouco depois, em vacilo da defesa, o Leão chegou a marcar com o próprio Moisés, mas o gol não demorou a ser anulado por impedimento.
Aos 11, em cruzamento perigoso para a área, Gustavo Neves lançou mas a bola passou por todo mundo. Jhon John deu passe para Thiago Borbas que ficou de cara com o gol, mas João Ricardo fez boa defesa. Com 17 minutos, Pochettino chutou no canto do gol, mas foi a vez de Fabrício salvar o Massa Bruta.
O goleiro brilhou mais duas vezes seguidas. Primeiro, em lance com Felipe Jonatan. Em seguida, após cobrança de escanteio, a bola foi na trave e o rebote sobrou com Moisés, terminando em outra grande defesa.
Em erro da defesa do Bragantino aos 25, Pochettino não desperdiçou a entregada e abriu o placar. Na jogada, Renato Kayser aproveitou escorregão do zagueiro Douglas Mendes para encontrar o argentino livre e marcar pro Leão.
Com 35 minutos, Vinicinho foi derrubado dentro da área por Pochettino e o juiz, que acompanhava o lance de perto, marcou o pênalti. Lincoln foi para a batida e converteu, deixando tudo igual. O primeiro cartão do jogo foi para Pikachu.
Fim do primeiro tempo: 1×1.
Segundo tempo
Pedro Caixinha trouxe apenas uma alteração no Bragantino para o reinício: Lucas Evangelista no lugar de Gustavinho.
Cobrança de bola parada, que terminou com Mosquera, que havia acabado de entrar, mas o jogador mandou para fora. Breno Lopes e Machuca são as primeiras alterações de Vojvoda com as saídas de Moisés e Pikachu.
Aos 16, o Braga desperdiçou grande oportunidade na pequena área após cruzamento de Andres Hurtado. A bola rasteira sobrou com Vitinho, mas João Ricardo fez mais uma defesa para impedir a virada. Amarelo para Titi com 23 minutos. Dois minutos depois, Mosquera teve duas oportunidades e acabou mandando para fora, mas houve impedimento.
Em velocidade, Willian Chumbinho conseguiu oportunidade para bater, mas o goleiro do Leão trabalhou mais uma vez. Cartão para Helinho já no final, aos 40. Em falha da defesa do Fortaleza, Mosquera tentou uma cobertura, mas Titi salvou de cima da linha a bola da virada. Na sequência, quem não desperdiçou foi Breno Lopes. O atacante bateu no cantinho, garantindo a liderança provisória do Leão.
Resultado final: 1×2.
Próximos jogos
O próximo compromisso do time de Bragança será contra o Corinthians, pelo jogo de volta da Sul-Americana, na terça-feira (20), às 21h30. No dia seguinte, é a vez do Fortaleza enfrentar o Rosario Central às 19h, pela mesma fase da competição sul-americana.
Escalações
Bragantino: Fabrício; Andres Hurtado, Douglas Mendes, Eduardo e Luan Cândido; Raul, Jhon Jhon (Henry Mosquera) e Lincoln (Willian Chumbinho); Gustavo Neves (Lucas Evangelista), Vinicinho (Vitinho) e Thiago Borbas (Helinho). Técnico: Pedro Caixinha.
Fortaleza: João Ricardo; Tinga, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan; Lucas Sasha (Pedro Augusto), Zé Welison e Pochettino (Emmanuel Martínez); Yago Pikachu, Renato Kayzer (Kervin Andrade) e Moisés. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.