O Ituano anunciou, nesta quarta-feira (21), a renovação de seu certificado de Clube Formador pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Esse reconhecimento reafirma a competência e o compromisso do clube com o desenvolvimento de novos talentos do futebol brasileiro.
A certificação atesta que o Ituano cumpre com todos os critérios exigidos pela CBF, oferecendo aos seus jovens atletas um programa de treinamento de excelência, conduzido por profissionais altamente especializados, além de suporte educacional, médico e fisiológico, fatores essenciais para a formação integral dos jogadores.
[caption id="attachment_422775" align="aligncenter" width="984"]

Dudu, de 15 anos, é a grande promessa da base rubronegra neste momento - Foto: Fábio Pinto[/caption]
Apenas 56 dos 778 clubes profissionais em atividade no Brasil possuem essa certificação, de acordo com dados da CBF até maio deste ano. Essa distinção coloca o Ituano em um seleto grupo de clubes que seguem à risca os mais altos padrões exigidos para o desenvolvimento de futuros atletas, garantindo a eles o suporte necessário para evoluir tanto dentro quanto fora de campo.
O ótimo trabalho nas categorias de base já rendeu frutos ao Ituano. Os maiores exemplos são Gabriel Martinelli, que foi vendido ao Arsenal, da Inglaterra, e Luiz Felipe, zagueiro que chegou a vestir a camisa da seleção italiana e atualmente atua no Al-Ittihad, da Árabia Saudita.