Finalizados os confrontos do jogos de ida das oitavas de final da Copa Paulista, as equipes que atuaram fora de casa saíram em vantagem. Entre os oito embates, foram 3 vitórias dos visitantes, 3 empates e 2 triunfos dos mandantes. Os únicos clubes que jogaram em seus estádios e saíram vitoriosos foram o Juventus, que bateu o Taquaritinga na Javari e o Capivariano, que venceu o São Caetano em Capivari. São Bento contra Portuguesa; União São João contra XV de Jaú e Comercial contra Primavera terminaram em igualdade.
Visitantes indigestos
As equipes de melhor campanha decidem os duelos em casa, então, teoricamente, é de se esperar que os jogos de ida terminem com resultados favoráveis aos visitantes. O maior desequilíbrio entre os confrontos no quesito campanha está em Monte Azul e VOCEM, jogo que terminou em 1 a 0 para o Azulão. Enquanto o AMA teve a melhor campanha da fase de grupos, com 19 pontos, o clube assisense teve a menor pontuação entre os 16 classificados, com apenas 8 pontos em 8 jogos.
Já os outros dois jogos vencidos pelas equipes que não atuavam em seus aposentos tiveram um equilíbrio maior entre suas performances na primeira fase. Francana e Votuporanguense terminaram na 2ª posição de seus grupos, com 12 e 15 pontos conquistados, respectivamente. O time de Votuporanga entrou em campo como leve favorito segundo as cotações das casas de aposta e venceu por 2 a 1.
Por último, XV de Piracicaba e Oeste trazem um caso curioso. O rubro negro somou mais pontos (15) do que o rival (13) na fase de grupos, mas teve um aproveitamento pior. Isso se deve ao fato de que o grupo 5 contou com 6 equipes, com cada time atuando 10 vezes, contra 8 dos outros grupos. Enquanto o Oeste teve 50% de aproveitamento dos pontos, o XV conseguiu 54% dos tentos possíveis. O Pérola venceu por 1 a 0 no Estádio Prefeito Gabriel Marques da Silva, em Santana do Parnaíba.
Os jogos de volta começam a ser disputados no próximo sábado (31), às 15h00.