Botafogo-SP e Chapecoense empataram em 1 a 1 pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Na Arena Condá, em Chapecó, Carvalheira abriu o placar para o time da casa, enquanto João Paulo, marcou contra, favorecendo o Pantera.
Com o empate, o Tricolor permanece na 14ª posição, agora com 27 pontos, alcançando seu terceiro jogo de invencibilidade. Já a Chapecoense chegou ao seu décimo jogo sem vitória. Mesmo assim, o Verdão do Oeste subiu uma posição, chegando ao 18º lugar, com 22 pontos, mas continua dentro da zona de rebaixamento. O CRB, primeiro time fora do Z-4, tem 25 pontos.
Primeiro tempo
No primeiro tempo, o jogo foi equilibrado, mas com uma leve superioridade da Chapecoense. A partida começou de forma tranquila, sem muitos avanços nas áreas adversárias. A Chapecoense manteve mais posse de bola, buscando espaços e trocando passes no meio-campo.
A primeira chance ofensiva surgiu aos dez minutos, com a Chape. Após a cobrança de escanteio, Bruno Leonardo cabeceou dentro da área, mas a bola passou por cima do gol. O Botafogo começou a tentar roubar a bola e apostar nos contra-ataques. Aos 19 minutos, Vitor Andrade acelerou e lançou Douglas Baggio, que estava livre no lado direito. O camisa dez entrou na área e chutou cruzado, mas a bola passou perto da trave e foi para fora.
Assim, o alviverde continuou trocando passes e tentando encontrar espaços. Aos 24 minutos, abriu o placar com Carvalheira, que recebeu um passe de Foguinho próximo à entrada da área e finalizou no canto, colocando a bola no fundo das redes.
Após o gol da Chapecoense, o Pantera procurou ficar mais com a bola e pressionou em busca do empate antes do intervalo. Aos 37 minutos, quase saiu um gol contra. Em uma cobrança de escanteio, João Paulo, zagueiro da Chapecoense, quase se atrapalhou e mandou a bola para as próprias redes.
A Chapecoense administrava o resultado, tentando se defender e ao mesmo tempo criar oportunidades para ampliar. Antes do fim do primeiro tempo, o time catarinense quase marcou novamente. Thomás arriscou um chute forte de longa distância, e o goleiro João Carlos espalmou, com a bola ainda tocando no travessão. O primeiro tempo terminou com a vantagem mínima para a Chapecoense.
Segundo tempo
A segunda metade começou de forma intensa, com o Botafogo buscando o empate e a Chapecoense tentando ampliar o placar. Logo aos dois minutos, Victor Andrade encontrou Alexandre Jesus na pequena área. O atacante do Tricolor finalizou de calcanhar, mas o goleiro Léo Vieira fez uma boa defesa.
Em seguida, a Chapecoense reagiu. Maílton cruzou na área, buscando Marcinho, que por pouco não conseguiu finalizar. Aos cinco minutos, Marcinho recebeu a bola dentro da área e finalizou de primeira, mas parou no goleiro João Carlos.
Aos 18 minutos, a Chape voltou a criar perigo em uma cobrança de falta. Maílton chutou em direção ao gol, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 20 minutos, foi a vez do Pantera ter uma boa chance. Victor Andrade deu um bom passe para Alexandre Jesus, mas na hora da finalização, o atacante mandou por cima do gol. Dez minutos depois, o Bota voltou a pressionar, buscando o gol de empate. Desta vez, Victor Andrade arriscou de fora da área, levando perigo à meta da Chapecoense na Arena Condá.
Finalmente, aos 39 minutos, o Botafogo contou com uma "ajudinha" do adversário para empatar. Victor Andrade tentou ajeitar dentro da área da Chapecoense, mas, após um bate e rebate, a bola sobrou para João Paulo, zagueiro do alviverde, que acabou mandando contra as próprias redes, resultando no empate.
Escalações
Chapecoense: Léo Vieira; Maílton (Jenison), Bruno Leonardo, João Paulo e Mancha; Tarik, Foguinho (Bruno Vinicius) e Carvalheira (Marcelinho); Marcinho, Thomas (Giovanni Augusto) e Perotti (Mario Sergio). Técnico: Gilmar Dal Pozzo
Botafogo: João Carlos; Matheus Costa, Fábio Sanches (Patrick Brey), Bernardo Schappo (Bruno Marques) e Jean Victor (João Costa); Emerson Negueba (Ronald Camarão), Sabit Abdulai, Matheus Barbosa; Douglas Baggio (Gustavo Bochecha), Alexandre Jesus e Victor Andrade. Técnico: Paulo Gomes