O futebol paulista foi marcado por um episódio de racismo neste sábado (7). O goleiro reserva do Monte Azul, Vinicius Mendy, de 19 anos, acusou um torcedor do Comercial de injúria racial logo após o empate em 0 a 0 entre as equipes, em partida válida pelas quartas de final da Copa Paulista, realizada no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto.
O incidente teria ocorrido assim que o árbitro Gabriel Henrique Meira Bispo encerrou a partida. Torcedores do Comercial, posicionados próximos ao banco de reservas do Monte Azul, teriam iniciado um conflito verbal com jogadores e membros da comissão técnica. Em meio à confusão, Mendy relatou ter sido alvo de insultos racistas vindos das arquibancadas.
Visivelmente abalado, o jovem goleiro foi consolado pelos jogadores de ambos os times. A Polícia Militar foi acionada e conseguiu controlar a situação. O goleiro deixou o campo para registrar um boletim de ocorrência no Juizado Especial Criminal (Jecrim).
Logo após a partida, o Comercial, clube mandante, se manifestou oficialmente através de uma nota, lamentando o ocorrido e prometendo identificar e punir exemplarmente o responsável pelo ato de racismo em seu estádio.
“O Comercial Futebol Clube, time do povo e plural, lamenta qualquer tipo de preconceito e punirá de forma exemplar qualquer pessoa que cometa atos desse tipo em nossas dependências”, declarou o clube.
A Federação Paulista de Futebol (FPF) também emitiu uma nota de repúdio, condenando o ato e se comprometendo a encaminhar as denúncias aos órgãos responsáveis para que os culpados sejam punidos com rigor.
“A FPF repudia veementemente o ato racista sofrido pelo atleta Vinicius Mendy, do Monte Azul, em Ribeirão Preto, em jogo contra o Comercial, pela Copa Paulista. A FPF encaminhará as denúncias aos órgãos responsáveis, para que os fatos sejam apurados com máxima celeridade, gerando as mais severas punições cabíveis aos criminosos”, afirmou a entidade.
O Monte Azul também lamentou o episódio com seu jogador nas redes sociais e reiterou o compromisso em combater o racismo.
“ Monte Azul SAF lamenta profundamente o ato de racismo ocorrido após o jogo no Estádio Palma Travassos, ocasião em que o nosso goleiro Vinicius Mendy sofreu de um torcedor que até o momento não foi identificado, mas as autoridades competentes, juntamente com o clube mandante estão trabalhando para a sua identificação para que o mesmo possa responder pelos seus atos, nós enquanto clube trabalhamos e continuaremos trabalhando veementemente para coibir todo tipo e forma de ato racial, vamos juntos em busca de um futebol melhor dentro e fora de campo. Diga não ao racismo!”
Agora, as autoridades competentes analisarão os fatos relatados no boletim de ocorrência e na súmula da partida, seguindo com as investigações.