A Série B está no decorrer do segundo turno, com vários clubes em arrancada de pontos e na busca para fugir do rebaixamento. O time com melhor aproveitamento nesta tentativa é o Ituano, que se tornou o time com mais pontos contando apenas o segundo turno. Diante disso, os comandados de Alberto Valentim diminuíram as chances de rebaixamento, de acordo com estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (
UFMG).
No total são quatro paulistas que se encaixam na briga contra o rebaixamento, mas Ituano e Guarani estavam em piores condições. O Bugre, inclusive, é o time com mais probabilidade de descer de divisão, com 76,6, acima de Brusque, Chapecoense e CRB.
Antes vice-lanterna, o Galo de Itu conseguiu finalmente deixar a zona, sendo apenas o quinto com mais chances de cair. De acordo com o estudo, são 51,4%
Outras equipes preocupadas são Ponte Preta e Botafogo-SP. A Macaca vive sequência negativa de seis jogos sem vitórias, o que passou a assustar a torcida após derrota para a Chapecoense. Por outro lado, a torcida do Pantera respira mais aliviado com uma boa sequência de resultado. O clube de Campinas possui 24,3% de chance de ser rebaixado, enquanto os sediados em Ribeirão Preto possuem apenas 9,6%.
Os outros paulistas, Novorizontino, Santos e Mirassol, que ocupam o G4 atualmente, possuem menos de 0,1% de chance de jogar a Série C em 2025.
Vale lembrar que, conforme as rodadas vão passando, as probabilidades vão sendo alteradas de acordo com o histórico do time. Dessa forma, alguns números podem diminuir, ou aumentar, nas próximas pesquisas da UFMG.