Corinthians e Juventude aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 11 de setembro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. O jogo contou com apresentação do reforço Memphis Depay, que esteve na Neo Química Arena para conhecer a Fiel Torcida. A partida teve muitas emoções, com gol anulado, polêmica de arbitragem e gols perdidos. O Time do Povo soube utilizar o apoio da torcida e fez o 3 a 1, suficiente para selar a classificação.
Com a classificação, o Timão espera o resultado do duelo entre Flamengo e Bahia, para jogar a semifinal. Enquanto isso, se prepara para enfrentar o Botafogo, no sábado, pela Série A do Brasileiro, no Nilton Santos. A partida deve contar com o reforço André Carrillo, além de José Martínez, que retorna da seleção.
Primeiro tempo
O jogo começou com poucas chances para ambos os lados. Mesmo jogando em casa, o Corinthians foi encaixotado pelo Juventude nos primeiros minutos da partida, estratégia usada constantemente pelo técnico Jair Ventura. Com o passar do tempo, o Time do Povo passou a pressionar mais e chegou pela primeira vez com Romero, em lance que bateu no zagueiro e voltou para o goleiro jaconeiro.
Alguns minutos depois, o Corinthians teve outra grande chance, após chegada de Matheus Bidu pela esquerda. O lateral foi até o fundo do campo e tocou para dentro da área, mas Romero, novamente, furou a bola. O Timão até tentou acertar o gol no rebote, mas foi travado pela defesa do Juventude.
Depois de martelar, o time comandado por Ramón Díaz chegou ao primeiro gol. Em um lance envolvendo os três atacantes, Yuri Alberto gira com a bola e encontra Talles Magno, que toca em profundidade para Romero. Desta vez, o paraguaio não desperdiçou e abriu o placar para o Corinthians.
À frente no resultado, mesmo que não significasse classificação, o Corinthians piorou na partida. No lance seguinte ao gol, o Juventude conseguiu construir boa jogada pelo meio, chegando ao gol de empate. Contudo, o juiz foi analisar no VAR e viu que Hugo Souza já havia dominado a bola com as mãos antes da dividida com Bruno Oliveira. Dessa forma, o gol teve que ser anulado.
Mesmo com o susto, o Timão não melhorou na partida e voltou a sofrer um gol, desta vez em cobrança de escanteio. Em mais uma polêmica, o árbitro foi ao VAR analisar possíveis faltas em Fagner e Hugo Souza, mas não concordou e acabou confirmando o tento do Juventude.
O jogo foi para o intervalo empatado em 1 a 1.
Segundo tempo
Diferentemente da primeira etapa, o Corinthians entrou em campo com pressão total, mesmo com o mesmo time escalado como titular. Foram diversas chances criadas pelo Alvinegro já nos primeiros minutos, seja com troca de passes, bola enfiada ou finalizações de média distância.
Contudo, o goleiro Gabriel, do Juventude, se mostrou o melhor jogador em campo e fez diversas defesas em lances subsequentes. Yuri Alberto, Romero, Rodrigo Garro e Charles tentaram chegar à meta, mas todos pararam nas defesas do arqueiro. Com isso, Ramón Díaz decidiu colocar Igor Coronado e Giovane, para finalizar mais e ter mais criação.
Em um dos primeiros lances, o camisa 77 finalizou de fora da área, mas também parou em defesa do goleiro. O meia-atacante também encontrou os atacantes sem marcação, mas nenhum soube aproveitar as chances.
No meio da pressão, o Juventude teve uma chance de finalizar em contra-ataque, mas mandou para fora. Em outro lance, o time Jaconeiro chegou pelo lado, mas Fagner conseguiu antecipar e evitar uma finalização. No escanteio concedido, a bola ficou viva em diversos momentos, mas foi afastada pela zaga corinthiana.
Depois de muitas tentativas, Rodrigo Garro tentou finalizar novamente e parou no goleiro Gabriel. Contudo, na sobra de bola, o zagueiro do Juventude não soube o que fazer e acabou empurrando a bola para o fundo do gol. O segundo gol do Corinthians foi contra do defensor adversário.
O Corinthians seguiu em cima do Juventude, tentando as bolas pelo alto. No minuto final, o time teve dois escanteios seguidos, com chance para André Ramalho. No primeiro, a bola foi salva em cima da linha, mas no segundo deu Timão. O zagueiro subiu sozinho e ampliou o placar, garantindo a classificação com seu primeiro gol com a camisa do clube. Fiel em festa após semana brilhante dentro do clube.
Escalações
Corinthians: Hugo Souza; Fagner (Léo Mana), André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (Igor Coronado), Charles (Breno Bidon) e Garro; Talles Magno (Giovane), Romero e Yuri Alberto (Caetano). Técnico Ramón Díaz.
Juventude: Gabriel; João Lucas, Danilo, Zé Marcos e Alan Ruschel; Ronaldo, Jadson e Luis Oyama (Lucas Freitas); Lucas Barbosa (Diego Gonçalves), Erick Farias (Ewerton (Marcelinho)) e Rone Carrillo (Edson Carioca). Técnico: Jair Ventura.