O Palmeiras tem a chance de conquistar um feito inédito na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Pela primeira vez, o Verdão pode terminar com o artilheiro da competição desde que o Brasileirão passou a ser disputado neste formato.
Estêvão e Flaco López estão na disputa pela artilharia da Série A. Atualmente, o jovem Estêvão é o vice-artilheiro, com 9 gols, enquanto Flaco aparece em 3º, com 8. A dupla palmeirense está atrás apenas de Pedro, do Flamengo, que marcou 11 vezes. No entanto, o atacante flamenguista sofreu uma lesão no joelho e não jogará mais nesta temporada.
Além disso, em toda a história do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras teve o artilheiro da competição apenas uma vez. Foi em 1967, na Taça Roberto Gomes Pedrosa, quando César Maluco marcou 15 gols, empatando com Ademar, do Flamengo, na artilharia.
Alguns atacantes do Verdão chegaram perto de terminar como artilheiros recentemente. Henrique Dourado, em 2014, foi vice-artilheiro com 16 gols, atrás de Fred, que marcou 18. Já Gabriel Jesus, em 2016, fez 13 gols, ficando abaixo de Fred, Pottker e Diego Souza, que dividiram a artilharia daquele ano com 14 gols cada.
Faltam ainda 12 rodadas para o término desta edição do Brasileirão, e, com apenas o campeonato nacional em disputa, é provável que o Palmeiras não precise poupar Estêvão e Flaco López. Isso aumenta as chances de ambos continuarem ampliando seus números, com a possibilidade de um dos dois terminar como o artilheiro do Brasileirão de 2024.