Depois de dois jogos sem vencer, o Guarani conseguiu três pontos diante do Mirassol, que briga pelo acesso à Série A do Brasileiro. Esses jogos sem vitórias foram duas derrotas seguidas, contra o América-MG e Paysandu, ambos como visitante. Esses resultados complicaram a vida do clube, levando em conta que os outros times da zona de rebaixamento venceram neste período. Agora, a sequência foi quebrada.
Por conta das derrotas, o Bugre se viu afastado dos outros times que brigam contra o rebaixamento, como é o caso de Brusque, CRB, Chapecoense e Ituano. Com esses três pontos conquistados, além da derrota do Brusque e Ituano, o Guarani se aproximou novamente. Porém, também torce para tropeços dos outros times dessa briga. Os alagoanos, por exemplo, enfrentam o grande rival do time campineiro, a Ponte Preta.
Vale lembrar que o time comandado por Allan Aal possui um jogo a menos no campeonato, contra o Botafogo-SP. A partida aconteceria pela 23ª rodada, mas foi adiada por conta das queimadas que assolaram a região de Ribeirão Preto. Por conta disso, foi proibido a prática de atividades ao ar livre naquele fim de semana. A nova data é 9 de outubro.
O próximo compromisso do Guarani acontece na semana que vem, mas dessa vez fora de casa. A equipe do Bugre viaja até Ponta Grossa, para enfrentar o Operário, na terça-feira, às 19h, em busca de continuar vivo na briga contra o rebaixamento na Série B.