Fundado em 28 de abril de 1920, o Atlético Monte Azul nunca jogou um torneio de dimensão nacional em todos os seus 104 anos de história. Com o clube na semifinal da Copa Paulista, basta passar do União São João para chegar até a final da competição, que automaticamente classifica a equipe para a Série D do Brasileirão ou para a Copa do Brasil, dependendo da escolha do time campeão.

Primeiro esquadrão do Monte Azul, em 1920.
Foi apenas no seu aniversário de 90 anos, em 2010, que o azulão disputou pela primeira vez a Série A1 do Paulistão. Foi também a única, já que o AMA acabou rebaixado na edição e voltou para as divisões menores do estado. Neste ano, o Monte Azul foi rebaixado com a 2ª pior campanha da Série A2 e vai jogar a terceira divisão paulista em 2025.
São três os títulos oficiais da instituição. Foram duas conquistas do 4º nível do Campeonato Paulista (1994 e 2004), além da taça da Série A2 de 2009, principal título da sua história.
Nos dois próximos sábados, decide contra o União São João se avança ou não para a final da Copa Paulista e quebra o tabu. Amanhã (21), a partida ocorre às 15h, em Araras, no Hermínio Ometto. No sábado seguinte (28), o AMA decide em sua casa, no Patrício Arroyo, no mesmo horário.