Carrasco do São Paulo, Jhon já jogou a Série A2 pela Briosa

Por: André Victor Lima e Silva
1 ano atrás em 26 de setembro de 2024
Foto: Vítor Silva/Botafogo


O goleiro Jhon foi um dos grandes responsáveis pela eliminação do São Paulo na Copa Libertadores diante do Botafogo. Em 2019, quando ainda pertencia ao Santos, jogou o Campeonato Paulista Série A2 pela Portuguesa Santista, por empréstimo. Na ocasião, a Briosa chegou até as quartas de final do torneio, mas caiu perante a Inter de Limeira.


Início da carreira


Jhon Victor Maciel Furtado teve toda a sua formação nas categorias de base do Santos, do Sub-15 ao Sub-23. Passou a integrar o elenco profissional do Peixe em 2016, aos 20 anos, mas só receberia sua primeira oportunidade como titular anos depois. O alvinegro praiano contava com outros goleiros como Vanderlei, Vladimir e João Paulo, ídolo do clube atualmente.


Sem espaço, o Santos emprestou o jovem para a sua vizinha, Portuguesa Santista. Em 2019, Jhon disputou 17 partidas pela Briosa na campanha que levou a equipe até as quartas de final da A2. No seu período lá, jogou todos os jogos possíveis e levou 19 gols, com cinco partidas sem ser vazado.


 



Ao fim do estadual, retornou à Vila Belmiro, ainda na reserva. Nos anos seguintes, em 2020 e 2021, se aproveitou de algumas lesões e fases ruins dos seus concorrentes e foi titular em 15 e 11 jogos, respectivamente. No ano seguinte, encostado no banco, pediu transferência e o clube o emprestou para o Internacional. No Colorado, alternou sua titularidade com Sérgio Rochet, antes de ir também por empréstimo ao Real Valladolid, da Espanha. Lá, disputou 12 partidas no segundo semestre de 2023, antes de ser comprado em definitivo pelo Botafogo.




Reconhecimento no Botafogo


Chegou no Fogão em Janeiro e começou a temporada como reserva de Gatito Fernández, mas ganhou a vaga em abril. A partir daí, se tornou um dos principais expoentes da equipe carioca, que é líder do Brasileirão e semifinalista da Libertadores. Fez grandes partidas contra Palmeiras e São Paulo na competição internacional, gerando pedidos de sua convocação para a seleção brasileira. Jhon é a prova de que existem grandes goleiros que não recebem oportunidades nos grandes palcos do nosso futebol, mas tem qualidade para isso.