Foto: Roberto Corrêa/Vila Nova O Botafogo-SP empatou com o Vila Nova neste sábado (28), pela 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida, disputada no Estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), terminou em 1 a 1.
Com o resultado, o time goiano não conseguiu entrar no G4. O Vila Nova chegou aos 46 pontos e permanece temporariamente na quinta colocação, empatado com o Mirassol, que é o quarto, e o Sport, terceiro colocado, ambos com um jogo a menos.
Pelo lado do Botafogo-SP, foi o primeiro jogo após a saída do técnico Paulo Gomes. O Pantera somou um ponto valioso na luta contra o rebaixamento, mas segue na 16ª posição, três pontos acima da zona de risco. Mesmo com o quarto jogo sem vencer, o resultado garante que a equipe termine a rodada fora do Z4. O novo técnico, Márcio Zanardi, esteve presente no estádio para assistir à partida, enquanto o time foi comandado pelo interino Ivan Izzo.
Os times começaram trocando passes, se estudando, procurando espaços e mantendo cuidado defensivo. Um duelo equilibrado e travado no meio de campo. Nos primeiros dez minutos, não houve finalizações claras, com muitos erros de passe e faltas.
A primeira boa chance veio com o Botafogo-SP, que começou melhor. Aos 20 minutos, Jean Victor cobrou falta de longa distância, soltando uma bomba que passou perto da trave, assustando o goleiro do Vila Nova.
Logo em seguida, a defesa do Vila deu espaço para o ataque do Tricolor. Pedro Costa cruzou na área, mas a bola foi direto nas mãos do goleiro adversário.
Após a parada técnica para hidratação, o time goiano enfim teve sua primeira chegada perigosa ao gol. Aos 35 minutos, em cobrança de escanteio, a defesa do Tricolor tentou afastar, Arilson chutou em cima da marcação. No rebote, Elias finalizou, mas com um chute fraco.
Mas nos minutos finais da primeira etapa, os times começaram a criar mais chances e o jogo ficou mais intenso. Aos 41 minutos, Alexandre Jesus arriscou um bom chute de fora da área, mas o goleiro Dênis Júnior fez a defesa. No lance seguinte, o Pantera voltou a pressionar, desta vez com Douglas Baggio, que cortou para dentro da área e finalizou, mas novamente o goleiro adversário fez a defesa.
O Vila Nova reagiu rapidamente. Aos 43 minutos, Igor Henrique encontrou Júnior Todinho, que bateu de primeira, mas a bola foi para fora, passando perto da trave.
O placar foi finalmente aberto aos 45 minutos pelo time da casa. Henrique Almeida finalizou, e João Carlos fez uma grande defesa, mas no rebote, Alesson apareceu para empurrar a bola para o fundo da rede, mandando o Vila Nova com a vantagem para o intervalo.
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, o Vila Nova demonstrou uma postura diferente da que apresentou no início da outra parcial. Alesson finalizou de primeira após um chute de Henrique Almeida, mas João Carlos fez a defesa. O time goiano passou a ter mais posse de bola.
Aos 16 minutos, a bola foi lançada para o campo de ataque do Vila. Henrique Almeida se adiantou para receber, e João Carlos saiu da área para afastar, mas perdeu o tempo da jogada. O atacante do Vila ficou com a sobra, mas finalizou para fora, perdendo uma grande chance.
O técnico interino Ivan Izzo promoveu substituições, e o Botafogo-SP se lançou ao ataque, com foco em buscar o empate. Assim, aos 26 minutos, após um erro na saída de bola do Vila Nova, Dênis Júnior vacilou sob pressão de Victor Andrade, que conseguiu roubar a bola e finalizou para o fundo das redes, deixando o placar igual.
Aos 32 minutos, Victor Andrade voltou a aparecer. O camisa 11 tabelou com Felipinho dentro da área, ficando cara a cara com o goleiro, mas na finalização desperdiçou a oportunidade de virar o jogo, isolando a bola.
Cinco minutos depois, outra chegada do Tricolor de Ribeirão Preto. Patrick Brey cruzou, a bola desviou, e Dênis Júnior teve que fazer uma defesa para evitar o gol.
Já aos 49 minutos, foi a vez de Deni Junior, atacante do time goiano, tentar de cabeça, mas a bola passou à esquerda do gol de João Carlos. Sem mais lances decisivos na reta final, o duelo entre Vila Nova e Botafogo-SP terminou empatado, com um ponto para cada lado.
Vila Nova: Dênis Júnior; Elias, Ralf, Jemmes e Eric Davis (Rhuan); Júnior Todinho (Emerson Urso), Arilson (Dankler), Cristiano e Igor Henrique (Luciano Naninho); Alesson e Henrique Almeida (Deni Junior). Técnico: Luizinho Lopes.
Botafogo: João Carlos; Ericson, Raphael Rodrigues (Bruno Marques) e Bernardo Schappo; Pedro Costa (Wallison), Sabit (Carlos Manuel) e Gustavo Bochecha; Jean Victor (Patrick Brey), Victor Andrade, Alexandre Jesus (Felipinho) e Douglas Baggio. Técnico: Ivan Izzo (interino).