Palco de Dérbis, Campo do Mogiana será leiloado

Foto: Reprodução
O histórico complexo Cerecamp, ou Campo do Mogiana, localizado em Campinas, permanece em estado de abandono e sem destino definido após um leilão realizado na última terça-feira (08) não atrair nenhum comprador. Dessa forma, um novo leilão deve ser organizado em breve.
Com um lance mínimo de R$ 28,6 milhões por seus 26,5 mil m², o local, que já foi um dos estádios mais modernos do Brasil na década de 1940, não recebeu ofertas. Inaugurado em 1940, o estádio chegou a ser cogitado para sediar jogos da Copa do Mundo de 1950 e recebeu eventos esportivos importantes, como os Jogos Abertos do Interior e Dérbis entre Ponte Preta e Guarani.
Fechado desde 2023 por conta das más condições, o estádio vem se deteriorando com o passar dos anos. As arquibancadas, que já comportaram mais de 4 mil espectadores, estão desativadas. O último jogo oficial disputado no local foi em 2011, durante a Copa São Paulo de Futebol Júnior, quando o Red Bull Brasil enfrentou o Athletico-PR.
Tombado pelos órgãos de proteção do patrimônio histórico, o futuro do estádio é incerto, pois qualquer reforma precisará preservar elementos como o campo de futebol e as arquibancadas, revestidas com trilhos da antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro. Isso impõe desafios ao próximo proprietário, que deverá manter a integridade histórica do local.
O Cerecamp faz parte da memória esportiva de Campinas, tendo sido palco de dérbis históricos entre Guarani e Ponte Preta, além de ter recebido grandes clubes como Corinthians e Fluminense em amistosos. Contudo, o abandono atual do complexo contrasta com seu passado de glórias, e resta saber qual será o próximo passo para resgatar essa parte importante do patrimônio cultural e esportivo da cidade.