Nas últimas cinco edições de Copa Paulista, a Portuguesa teve o artilheiro da competição em quatro oportunidades. Neste ano, Everton Maceió liderou a artilharia com 7 gols em 15 jogos, mesmo com a Lusa parando nas semifinais. O atleta de 21 anos pertencia ao São Caetano, mas assinou em definitivo para ficar no Canindé até 2027.
Apesar do grande desempenho e do prêmio, Maceió não fez gol em nenhum dos seis jogos da equipe no mata-mata. Junto com Wermeson, do São Caetano, que caiu nas oitavas de final junto do Capivariano, foram os grandes marcadores do torneio. A terceira colocação ficou com um finalista, Gabriel Moysés, do Votuporanguense, com cinco gols. Na sequência, vem cinco atletas com quatro gols cada, incluindo Cristiano, craque que a lusa trouxe para a fase eliminatória. Foram apenas oito jogos, todos decisivos, e quatro lindos gols.
Nas edições de 2020, 2021 e 2022, a Lusa teve o principal marcador da Copa Paulista:
2021(6) e 2022(8) – Caio Mancha
Revelado pelo Palmeiras e com passagem em muitas equipes, o atacante de 1,87m é grande fazedor de gols e já disputou competições estaduais e nacionais de primeiro nível. Não é surpreendente que se destaque na Copa Paulista, campeonato de investimento menor.
Nas duas ocasiões, a Portuguesa parou nas semifinais do torneio. Em 2022, fez três gols nos últimos três jogos da equipe. Foi um tento no jogo de volta das quartas de final, necessário para a classificação, mais um gol em cada jogo da semifinal, que terminou em eliminação para o Marília. Marcou 8 gols em 14 jogos.
No ano anterior, em 2021, teve média ainda superior, com 6 gols em 10 partidas. Também deixou sua marca no mata-mata, com dois gols em quatro partidas. Fez gol no jogo de volta das quartas de final, contra o Votuporanguense, depois fez o gol da vitória do primeiro embate das quartas de final contra o Botafogo, no Canindé. Em Ribeirão, a Lusa perdeu por 3 a 1 e acabou fora da final.
2020 (8 gols) – Adilson Bahia
No ano de 2020, a Portuguesa conquistou seu primeiro e único título da Copa Paulista, com Adilson Bahia na artilharia, com 8 gols. O camisa 9 marcou inclusive gols em ambos os jogos da final contra o Marília, que a Lusa venceu dentro e fora de casa. Teve a melhor média da matéria, oito tentos em 13 duelos.