A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou no último fim de semana, e o Corinthians viu suas chances de rebaixamento caírem significativamente após a vitória por 5 a 2 sobre o Athletico-PR. Além disso, os tropeços de alguns rivais diretos na luta contra a queda ajudaram a reduzir a probabilidade de o clube alvinegro cair para a Série B.
Antes da rodada, o Timão estava com 62,1% de chance de ser rebaixado, segundo o Departamento de Matemática da UFMG, muito por conta do empate contra o Internacional na rodada anterior. No entanto, com a vitória e o empate entre Atlético-GO e Cuiabá, além das derrotas de Red Bull Bragantino e Juventude, essa probabilidade caiu para 44,3%.
Apesar da melhora, o Corinthians ainda permanece como a terceira equipe com maior risco de rebaixamento, ficando atrás apenas de Atlético-GO, que está praticamente rebaixado, e Cuiabá, que aparece com 83,6% de chance de cair. Além dessas equipes, Vitória, Athletico-PR e Juventude também estão entre os clubes com maiores possibilidades de queda.
A UFMG calcula que equipes que chegarem aos 48 pontos estarão garantidas na elite do futebol brasileiro para 2025. O Corinthians, atualmente na 17ª posição com 32 pontos, precisa de bons resultados nos próximos jogos para se afastar da zona de rebaixamento. Na próxima segunda-feira, o time enfrenta o Cuiabá fora de casa, em um confronto direto. O Timão ainda terá pela frente jogos decisivos contra Palmeiras, Vitória, Cruzeiro, Vasco, Criciúma, Bahia e Grêmio até o fim do campeonato.