O São Paulo não conquista uma vaga na Libertadores via Campeonato Brasileiro desde a edição de 2020. Naquele ano, sob o comando de Fernando Diniz, o Tricolor Paulista terminou na quarta colocação, com 66 pontos, garantindo a classificação para a competição continental. Apesar da boa campanha, a queda de rendimento na reta final do Brasileirão impediu o título, com o time ficando atrás de Atlético-MG, Internacional e Flamengo.
Desde então, o São Paulo enfrentou dificuldades para retornar ao G4 no Brasileirão. Em 2021, lutou contra o rebaixamento até as últimas rodadas, encerrando a temporada na 13ª posição, com 48 pontos. No ano seguinte, conseguiu melhorar o desempenho, somando 54 pontos, mas terminou em nono lugar, fora da zona de classificação para a Libertadores. Já em 2023, o Tricolor ficou em 11º, com 53 pontos, mas garantiu vaga na Libertadores graças ao título inédito da Copa do Brasil.
Um dos principais motivos para a falta de sucesso no Brasileirão durante esse período foi o foco em competições de mata-mata, como a Copa do Brasil e a Sul-Americana.