A diretoria do Atlético Monte Azul confirmou hoje aquilo que todos já esperavam: com o título da Copa Paulista, o clube optou por disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2025, com a Votuporanguense herdando a vaga da Copa do Brasil. Será a única equipe da Série A3 com participação em um torneio nacional no ano que vem.
Ver essa foto no Instagram
No modelo SAF desde o fim do ano passado, o Azulão teve um período de baixa no primeiro semestre, com o rebaixamento do segundo para o terceiro nível do Paulistão. Na Copa Paulista, deu a volta por cima e fez ótima campanha durante todo o torneio, com um elenco jovem e cheio de talentos. Chegou na decisão com a maior pontuação da competição, o que lhe deu o direito de jogar a partida de volta como mandante.
Por decisão da FPF, não pôde utilizar o seu estádio – Otacília Patrício Arroyo – nos jogos decisivos da semifinal contra o União São João e da final contra o CAV. A Federação alegou que o gramado do local não estava a altura do esperado para os confrontos. Por isso, o Monte Azul jogou em Araraquara, na Fonte Luminosa e depois em Mirassol, no José Maria de Campos Maia. O AMA venceu ambas as partidas.
Será a primeira vez que o clube disputa um torneio nacional em todos os seus 104 anos de história. Você acompanha a trajetória da equipe na Série D aqui, no Tudo Sobre Paulista. Segue abaixo a disputa de pênaltis contra o Votuporanguense que deu o título ao Monte Azul: