Conhecido pela formação de atletas, com as diversas gerações dos “Meninos da Vila”, o Santos pode acabar o ano com dois títulos de campeonato paulista nas categorias de base. O Peixe está na final do Paulista Sub-17 e também do Sub-15 e enfrentará São Paulo e Palmeiras nas decisões, respectivamente.
No Sub-20, categoria com maior visibilidade por conta da proximidade com o profissional, foi um ano ameno para o clube. O Santos caiu nas quartas de final do Paulista e do Brasileirão e nas oitavas de final da Copinha. É reflexo do menor poderio financeiro da equipe nos últimos anos, com dificuldade de manter suas principais joias.
Ano de sucesso
No Sub-15, o time tem um ano fantástico até aqui. São 18 vitórias, seis empates e duas derrotas em 26 partidas, com 54 de saldo de gols. O time passou por Ibrachina e Corinthians no mata-mata antes de chegar na final contra o Palmeiras. Enquanto no confronto de alvinegros o Santos passou nos pênaltis, o Verdão atropelou o Ituano, com placar agregado de 11 a 1. Inclusive, o Peixe briga para quebrar a hegemonia do rival, que venceu as últimas três edições do torneio.
Por último, na categoria destinada aos menores de 17 anos, o time faz grande temporada e está vivo nas semifinais do Brasileirão e na final do Paulista. Depois de empatar em 2 a 2 com o Fluminense em Laranjeiras, o time comandado por Elder Campos recebe o rival nesta quarta-feira, às 15h.
Quanto ao torneio estadual, o clube praiano chega com status de favorito. São 21 vitórias, um empate e quatro derrotas na competição, com média avassaladora de quase 4 gols por jogo (83 em 21 jogos). Deixou pelo caminho Ituano e Ferroviária antes de se classificar para a final, onde pega o São Paulo. Diferente do Sub-15 ou do Sub-20, o Palmeiras não domina a categoria. O Corinthians venceu dois dos últimos três campeonatos, com título do Tricolor em 2019 e até da Ponte Preta em 2017. O Santos, por sua vez, é bicampeão, mas não ergue o troféu desde 2014.
As datas e locais das decisões ainda não foram informados pela FPF.