Segundo a Federação Paulista de Futebol, os números de audiência dos jogos do Paulistão tiveram grande crescimento em 2024 em comparação ao ano anterior. Com as transmissões em três meios: Cazé TV (Youtube), Record TV (rede aberta) e canais TNT e MAX (rede fechada e streaming), o campeonato alcançou marcas recordes. Para o ano que vem, com o formato já consolidado, a expectativa é de novo crescimento nas estatísticas.
Os Dados
Entre as equipes do interior, a evolução foi grandiosa. Se calcula um aumento de 123% na audiência de jogos das equipes “caipiras” do estado. Também se estima 10% de crescimento para os jogos dos quatro grandes. Se olharmos somente para o Youtube, este número se amplia para 141% – com audiência média de 1.6 milhão de pessoas, contra 670 mil em 2023. O clássico entre Corinthians e São Paulo, na fase de grupos do torneio, superou a marca da Final da Copa do Mundo, com 4,6 milhões de espectadores simultâneos na Cazé TV.

Os jogos do Santos na capital contribuíram para os números de espectadores in loco – Foto: Raul Baretta/ Santos FC
Nos estádios, os números também foram ótimos e a expectativa é de melhora. Em 104 partidas do Paulistão, mais de 1,3 milhão de torcedores assistiram partidas presencialmente, média de 12,5 mil pessoas por jogo. Com a atual fase que vivem os clubes paulistas de elite no Brasileirão, somado ao peso do campeonato estadual mais forte do país, é de se esperar um forte investimento das equipes no primeiro desafio de 2025, com boa presença da torcida.
O leste europeu é o principal consumidor do Paulistão fora do Brasil. Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Kosovo, Macedônia do Norte, Montenegro, Romênia, Sérvia e Eslovênia, além da Nigéria, Gana, Angola, Turquia, Portugal, Rússia, México e Equador, consomem o produto.
O Paulistão Sicredi 2025 começa em janeiro. O sorteio dos grupos será dia 12 de novembro, a partir das 19h, no Pacaembu, em São Paulo.