Na noite desta quinta-feira (31), o Corinthians foi derrotado por 2 a 1 pelo Racing, no estádio El Cilindro, em partida válida pelas semifinais da Copa Sul-Americana, e viu o sonho de um título inédito escapar. Com essa eliminação, o clube também perdeu a chance de assegurar vaga na Copa do Brasil de 2025 e na Libertadores, o que representa uma ausência em competições de prestígio e impacto significativo no planejamento e nos cofres do clube.
O título da Sul-Americana era a principal oportunidade do Timão para garantir presença em torneios continentais no próximo ano. Com a derrota, o clube precisará enfrentar um calendário reduzido em 2025, competindo apenas no Campeonato Paulista e no Brasileirão, a menos que termine o atual campeonato nacional na zona de classificação para a Sul-Americana.
A equipe, que chegou a lutar contra o rebaixamento no Paulistão sob o comando de Mano Menezes e António Oliveira, não conseguiu alcançar o G5. Na Copa do Brasil deste ano, parou nas semifinais contra o Flamengo, e, no Brasileirão, as chances matemáticas de se classificar para a Libertadores são quase inexistentes, com apenas 0,003% de probabilidade de chegar ao G6, segundo dados da UFMG. Atualmente, o Corinthians ocupa a 15ª posição, com 35 pontos, 16 a menos que o São Paulo, sexto colocado.
Ramón Díaz e o elenco terão poucos dias para reorganizar a equipe e focar na luta contra o rebaixamento no Brasileirão. O próximo compromisso será o clássico contra o Palmeiras, na segunda-feira (4), às 20h (horário de Brasília), na Neo Química Arena, pela 32ª rodada, onde o Timão buscará uma vitória fundamental para se distanciar da zona de perigo.