Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Dérbi em Itaquera: relembre jogos marcantes do clássico

Por: Vinícios Cotrim
1 ano atrás em 3 de novembro de 2024
Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Corinthians e Palmeiras se enfrentam na noite desta segunda-feira, dia 4 de novembro, na Neo Química Arena, às 20h (de Brasília), pelo Brasileirão. Como um tradicional Dérbi, os jogos sempre são muito equilibrados, com o resultados sendo decididos nos detalhes. Com isso, os rivais acabam tendo históricos equilibrados no estádio do outro, como é o caso do Verdão desta vez. Relembre clássicos marcantes em Itaquera:




 


Corinthians 2 x 2 Palmeiras (Paulistão 2015)

A primeira história boa para os palmeirenses em Itaquera aconteceu em 2015, no Campeonato Paulista daquele ano. Na semifinal do estadual, o Palmeiras foi visitar o Corinthians em busca de retornar à uma final após anos. A equipe da Barra Funda começou o jogo vencendo, aproveitando a falta de entrosamento dos mandantes. Contudo, a frustração parecia iminente após um empate ainda no primeiro tempo do Timão.


O empate do Palmeiras foi sair no terço final do segundo tempo, novamente aproveitando um erro tático do Corinthians. Tite tirou o centroavante, colocou um volante, e acabou recuando a equipe. Com o placar igualado, a decisão foi feita nos pênaltis. Nenhum atacante bateu a penalidade pelo Timão, já que Tite tinha sacado jogadores dessa posição durante o jogo. Elias foi o primeiro a errar, mas foi a defesa de Prass no chute de Petros que sacramentou a primeira eliminação do Time do Povo para o Verdão, dentro de casa.


 


Corinthians 2 x 1 Palmeiras (Brasileirão 2021)

Um Dérbi marcante para os corinthianos é mais recente. No Brasileirão de 2021, o Timão passava por uma reformulação no elenco, com a chegada de diversos jogadores de peso que precisavam mostrar serviço para ganhar confiança da torcida. Do outro lado, estava o Palmeiras atual campeão da Libertadores e Copa do Brasil, buscando o segundo título continental consecutivo.


Além disso, o clube da Barra Funda já tinha eliminado o Timão na Neo Química Arena no estadual daquele ano, somando com uma goleada por 4 a 0 meses antes, mas no Allianz Parque.


Porém, os jogadores do Corinthians puxaram a responsabilidade, principalmente Róger Guedes, que fez a lei do ex valer a pena e marcou os dois gols. Outro destaque foi Willian, que ainda recuperava o ritmo de jogo, mas foi grande válvula de escape durante o jogo. O único gol palmeirense foi marcado por Gabriel Menino.


 


Próximo jogo

Este próximo Dérbi também tende a ser marcante. Em caso de vitória do Time do Povo, o clube pode se afastar da zona de rebaixamento e respirar mais aliviado no campeonato, além de praticamente tirar as chances de título do Verdão.


O clube da Barra Funda pensa completamente o oposto. Se vencer, segue vivo na busca pelo tricampeonato consecutivo e pode afundar o Corinthians ainda mais na zona de rebaixamento.