O Guarani está na iminência de um rebaixamento para a Série C do Brasileirão. Com isso, o Conselho Deliberativo do clube já começou a debater mudanças na estrutura da entidade, junto com a atual diretoria comandante. Um dos tópicos é a instituição de uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
“Um dos itens é a possibilidade para o Guarani constituir, futuramente, uma SAF e de negociar participação com um investidor interessado. Não se trata propriamente de já ter a SAF, mas de criar a possibilidade estatutária para que isso seja discutido”, disse o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Dias.
De acordo com o GE, o Conselho já vem formalizando um projeto de mudança no estatuto do clube. Isso precisa acontecer, pois o documento atual não permite a criação de uma SAF, nem a discussão sobre a possibilidade. Essa proposta ainda precisa ser avaliada e debatida entre os outros conselheiros. Após isso, os sócios devem poder votar a mudança.
O processo de SAF ficou popular no Brasil desde o a Lei constituída em 2021. Desde então, diversos clubes passaram a ter investidores, ou ficaram abertos para isto. É o caso do Botafogo, atual líder do Brasileirão e finalista da Libertadores. Contudo, alguns clubes também não deram certo com a venda de parte do capital, como no caso do Vasco da Gama.