Foto: Marcos RibolliO atacante Jonathan Calleri vem de uma das piores sequências de sua carreira no São Paulo. Nos últimos doze jogos, o camisa 9 balançou as redes apenas uma vez, contra o Botafogo, em jogo que viria a desperdiçar sua cobrança de pênalti decisiva na Copa Libertadores. O treinador da equipe, Luis Zubeldía, comentou a seca e acusou “má fase”:
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
🎙 Zubeldía: “Calleri é um atacante que precisa de assistência de volantes, laterais. Às vezes o perfil do time diminui as chances de atacantes como ele.”
🎥 TNT Sports pic.twitter.com/J2QRg00gJg
— Somos São Paulinos (@somosaopaulinos) November 10, 2024
“Acredito que pode ser uma fase. Ele poderia ter feito um gol tranquilamente, às vezes a bola pega e entra na fase positiva. É um atacante que necessita de assistências dos volantes, e estamos jogando mais com os atacantes do que com os volantes. Ou da chegada dos laterais, de bons cruzamentos. Às vezes o perfil da equipe diminui as possibilidades para um centroavante como ele”
Realmente, os jogos do São Paulo deixam claro que o time não costuma atacar com tantos jogadores em conjunto. Com dois volantes de saída de bola e marcação e nenhum meia de criação, a equipe depende de jogadas individuais de Lucas, Luciano e Ferreirinha em muitas oportunidades. Calleri tem que sair da grande área e se deslocar para as pontas com certa frequência, além de receber muitos lançamentos de longa distância para “brigar” com os zagueiros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2024/W/g/bhsmx1QVyKA9dKUTFLNQ/rib7969.jpg)
Calleri afirmou ser o principal culpado pela eliminação diante do Botafogo na Libertadores / Foto: Marcos Ribolli
Na atual temporada, o atacante é o segundo jogador do Tricolor com mais participações em gol, atrás apenas de Lucas Moura. Enquanto o argentino tem 14 gols e 7 assistências, totalizando 21, o meia brasileiro marcou 13 gols e distribuiu 9 passes decisivos.
O matador não passava por uma fase tão ruim desde 2022, entre julho e agosto daquele ano. Na ocasião, marcou um gol num período de 13 jogos, entre Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão. Restando cinco jogos para o fim da temporada, Calleri fez apenas cinco gols na Série A, marca muito inferior aos 18 que fez em 2022. Mesmo em 2023, jogando apenas 15 partidas no torneio, fez 9 gols.
O centroavante é ligado à uma possível transferência ao Boca Juniors, seu time do coração e por quem disse que se aposentaria.