Nesta quarta-feira (13), os representantes dos 16 clubes que participarão da Série A4 do Campeonato Paulista em 2025 se reuniram no Conselho Técnico da divisão promovido pela FPF, no Pacaembú. Lá, os presidentes das instituições conheceram o novo formato do quarto nível do nosso futebol estadual, com os detalhes sobre o torneio.
Ver essa foto no Instagram
A principal mudança no campeonato será a exclusão da disputa por pênaltis. Ao invés do jogo ir para as penalidades em caso de empate no placar agregado no mata-mata, o time com a melhor campanha avançará para a próxima fase. Isso muda completamente as fases decisivas da competição, já que as equipes de campanha inferior precisarão vencer seus confrontos. A tendência é que os favoritos confirmem seu favoritismo a partir das quartas de final, com menos “zebras”.
Na edição deste ano, a Francana, vice-campeã do torneio, passou por duas disputas por pênaltis. Depois de confirmar a liderança na fase inicial, teve dois empates sem gols conta a União Barbarense nas quartas de final e passou nas penalidades. Na fase seguinte, ficou novamente no 0 a 0 com a SKA Brasil e venceu na marca da cal. No novo formato, o alviverde passaria de maneira direta após os 180 minutos, sem necessidade das cobranças.
Os 16 participantes da Série A4 em 2025 serão: