A temporada de 2024 do Red Bull Bragantino tem sido marcada pela luta contra o rebaixamento. O Massa Bruta, que em 2023 era uma equipe competitiva e brigava por um lugar entre os primeiros do Brasileirão, enfrenta uma realidade completamente diferente nesta temporada.
A saída de Helinho, grande destaque e artilheiro da equipe, parece ter aberto uma lacuna no ataque do Massa Bruta, que já não consegue balançar as redes com frequência. Esse fator tem prejudicado o time nas últimas rodadas, e a equipe comandada por Fernando Seabra viu seu desempenho ofensivo cair drasticamente .
O último jogo de Helinho pelo Bragantino foi em 1º de setembro, na vitória sobre o Bahia — curiosamente, o último triunfo do time nesta edição do Campeonato Brasileiro. Desde então, o Braga acumula uma sequência de nove jogos sem vitórias, e o ataque simplesmente parou.
São cinco jogos consecutivos sem marcar, nas duas últimas rodadas, foram dois 0 a 0 contra Cuiabá e Atlético-GO, vice lanterna e lanterna, respectivamente. Além disso, neste período sem o atacante, foram feitos apenas cinco gols, número que reflete a dificuldade do setor ofensivo sem o ex-jogador.
Helinho continua sendo o artilheiro do Bragantino na Série A, mesmo tendo deixado o clube há mais de dois meses, com sete gols. Em segundo lugar, Eduardo Sasha, Vitinho e Lincoln somam apenas três gols cada. A ausência de um nome decisivo como ele vem sendo sentida pelo Bragantino. O atacante é também o artilheiro da equipe na temporada, com 12 gols, seguido por Borbas (11) e Eduardo Sasha (10), que ainda não conseguiram ultrapassá-lo e assumir a artilharia.