A Série B está na reta final e faltam apenas três vagas de acesso para a primeira divisão, enquanto todos os rebaixados já foram confirmados. Caso as probabilidades estejam certos, Mirassol e Novorizontino devem embarcar para a elite, se juntando com o Santos. Dessa forma, existe a chance de ter apenas dois paulistas no campeonato: Botafogo-SP e Ferroviária.
Como a Ponte Preta e o Ituano foram rebaixados na atual rodada, o Pantera se garantiu na segunda divisão por mais uma temporada. Além disso, a Locomotiva retorna ao torneio, depois de fazer campanhas históricas na Série D de 2023 e Série C de 2024. Agora, caso apenas estes clubes joguem a Série B de 2025, será o menor número de paulistas na competição desde 2021.
Na época, os únicos paulistas eram Guarani e Ponte Preta, que caíram juntos neste ano e farão o Dérbi Campineiro na Série C. No ano anterior, eram três paulistas, mas o próprio Botafogo-SP acabou sendo rebaixado, deixando apenas os rivais de cidade. Em 2022, um ano depois, Novorizontino e Ituano fizeram suas aparições no campeonato, ficando até este ano.
Outro ponto que precisa acontecer é a permanência do Red Bull Bragantino na primeira divisão. O time de Bragança Paulista está na 18ª colocação, com 36 pontos, e pode escapar do Z4, mas vive sequência de nenhuma vitória nos últimos cinco jogos realizados pela Série A.
Como citado, também é necessário que Mirassol e Novorizontino consigam o acesso. Para isso, basta vencerem na última rodada, mas a comemoração pode acontecer na noite desta segunda-feira, dia 18. O Ceará enfrenta o América-MG, em Belo Horizonte, e uma derrota do Vozão garante o acesso dos clubes paulistas para a primeira divisão.