A temporada de 2024 não foi fácil para o Ituano, que, ao final da Série B, viu seu destino selado com o rebaixamento para a Série C. Em uma nota oficial, a torcida organizada “Ferroviários” expressou sua indignação e frustração com o desempenho do clube ao longo do ano.
“A Série B de 2024 chegou ao fim e, pela segunda vez no ano, perdemos a guerra”, afirmou o grupo, relembrando o rebaixamento no Paulistão no início do ano. A torcida também se direcionou a nota publicada pelo clube após o rebaixamento em que foi dito que esse desfecho “não era esperado por ninguém”.
Para os “Ferroviários”, o campeonato foi marcado por altos e baixos, com uma melhora momentânea no início do segundo turno que, em pouco tempo, desmoronou.
A torcida critica a gestão do clube, afirmando que com Juninho Paulista, ex-jogador tratado como ídolo priorizou interesses próprios em detrimento do bem-estar do Ituano. “Coloca os próprios interesses acima do bem-estar do clube e pouco se importa com aqueles que amam o Ituano de verdade”, desabafaram os torcedores.
“Mas não é por eles, é pela nossa paixão que seguimos juntos onde quer que seja”, afirmam, destacando que, apesar de todas as adversidades, a torcida continuou ao lado do Ituano, com o compromisso inabalável de apoiar o time, seja qual for a divisão.
A torcida expressa a esperança de que mudanças significativas ocorram para 2025, com a expectativa de que o Ituano volte a ser protagonista no futebol nacional, com acessos como “obrigações”.
Confira a nota completa
“A série B de 2024 chegou ao fim e pela segunda vez no ano, perdemos a guerra. Desmentindo a nota postada pelo clube, todos imaginavam que iria terminar assim. De um campeonato péssimo do início ao fim do primeiro turno até a melhora no início do segundo, que pode nos trazer a esperança que tudo pudesse mudar, mas que em pouco tempo tudo desmoronou novamente, pudemos viver momentos marcantes ao lado do nosso Rubro-Negro. Seguimos nosso propósito e estivemos juntos até o final, mesmo que tenha terminado sem clima para festa, apenas com a indignação por uma gestão que de forma inaceitável, mesmo tendo a frente um ex-jogador que era tratado como ídolo, coloca os próprios interesses acima do bem estar do clube, e que pouco se importa com aqueles que amam o Ituano de verdade e querem o bem dele sempre. Mas não é por eles, é pela nossa paixão que seguimos juntos onde quer que seja. Que as mudanças possam acontecer para 2025 e que voltem a colocar o clube à frente nos planos, para tornar os acessos como obrigações. Não podemos aceitar nada diferente disso. Por fim, deixamos nossos agradecimentos a todos que fizeram parte do Movimento e colaram com a gente durante essa difícil temporada. E mesmo em divisões inferiores, esperamos voltar ainda mais fortes, com festas e muito apoio ao Ituano, para colocá-lo de volta ao seu lugar. Vamos por mais sempre, contigo não importa a divisão!”.