O Mirassol garantiu sua vaga na Série A do Campeonato Brasileiro de 2025. O clube do interior paulista estreia na elite nacional chamando atenção pelo tamanho da cidade em termos populacionais.
O município de Mirassol, a 453 km da capital São Paulo, possui apenas 65.485 habitantes. Para efeito de comparação, a população da cidade é menor do que a capacidade de alguns dos estádios utilizados na Série A de 2025.
O Morumbis, casa do São Paulo, comporta 66.795 torcedores, enquanto o Maracanã, de Flamengo e Fluminense, tem capacidade para até 78.838. O Castelão, do Fortaleza e Ceará, acomoda 63.903 pessoas, quase o total da população da cidade paulista.
O Leão da Alta Araraquarense manda seus jogos no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia, com capacidade para 15 mil pessoas. Esse número representa cerca de 23% dos habitantes da cidade. Assim, a média de público do clube na Série B desta temporada foi de pouco mais de 3 mil torcedores.
Um levantamento do ‘ge’ revelou que, nos últimos 40 anos, apenas outro clube de uma cidade com menos de 70 mil habitantes disputou a elite do Campeonato Brasileiro. A Catuense, da cidade de Catu, da Bahia, participou do Brasileirão de 1984, quando o município tinha cerca de 39,4 mil habitantes.
Dessa forma, na era dos pontos corridos, iniciada em 2003, o Mirassol é o clube da menor cidade na Série A. Até então, os únicos representantes de cidades com menos de 200 mil habitantes foram o São Caetano, de São Caetano do Sul, e o Bragantino, de Bragança Paulista.