O São José apresentou nesta quarta-feira (27) a primeira etapa de um moderno e robusto Centro de Treinamento. O clube organizou um evento para a apresentação, que contou com a presença de patrocinadores, empresários e imprensa. Além disso, o diretor de Integração e Desenvolvimento da Federação Paulista de Futebol, Renato Almeida e a coordenadora de marketing da FPF Bruna Moura, participaram do encontro.
O CT é um dos grandes passos que o clube almeja para seu futuro. A área total do Ninho da Águia, localizado nas margens da nova Via Jaguari, na região norte de São José dos Campos, é de 200.000 m2.
Os dois primeiros campos de treinamento, de grama natural e medidas oficiais, já estão sendo utilizados há duas semanas pelos jogadores contratados para a temporada de 2025. Além disso, um campo de grama sintética, para trabalhos em espaço reduzido, vêm atendendo não só os atletas do time profissional como também as equipes do sub-15 e do sub-17 da Águia.
O comlexo que vem sendo contruido terá 8 campos, sendo um mini-estádio com capacidade para 1.500 torcedores – que será utilizado para jogos amistosos e competições de base e o futebol feminino; 4 campos dedicados ao desenvolvimento das categorias de base, com alojamentos; campo para treinamento especializado, incluindo um espaço para o treino de goleiros, com quadra de areia; Núcleo Integrado de Saúde e Performance para recuperação de lesões, apoio à saúde mental e acompanhamento nutricional para alta performance; refeitório; hotel para a concentração antes das partidas; auditório; sala de estudos com apoio pedagógico e até um lago sustentável para reaproveitamento de água.
Categorias de base
A reestruturação do futebol de base também foi destacada no evento. Após reativar as categorias sub-15, sub-17 e sub-20, o São José conquistou bons resultados, como a terceira fase do Paulista Sub-15 em 2024, além de negociar o jovem Lorenzo Grecco, de 15 anos, com o Santos. Para 2025, as seletivas do sub-20 já estão em andamento, o clube pretende reforçar seu investimento nas categorias inferiores. O antigo Campo do Independente será reformado para abrigar um CT exclusivo das categorias de base.
Estádio Martins Pereira
O estádio Martins Pereira, concedido à administração privada do Grupo Oscar, já passou por melhorias. O elenco profissional do São José utiliza a nova academia e sala de fisiologia, enquanto o prédio administrativo foi reformado, integrando os departamentos do clube. Também foi criada uma sala para coletivas de imprensa. Em breve, o estádio receberá placas solares para captação de energia limpa.