O Botafogo derrotou o Atlético Mineiro por 3 a 1 neste sábado e conquistou pela primeira vez a Copa Libertadores, encerrando uma campanha marcante que incluiu eliminações de Palmeiras e São Paulo. A vitória carioca reforça um incômodo jejum para o futebol paulista, que não levanta a taça continental desde 2021, quando o Palmeiras conquistou o bicampeonato.
Enquanto os clubes paulistas acumulam 10 títulos da Libertadores – divididos entre Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians –, os cariocas somam apenas seis conquistas, apesar de terem quatro campeões diferentes. Nos últimos três anos, no entanto, Rio de Janeiro dominou a América: Flamengo (2022), Fluminense (2023) e agora Botafogo demonstraram o impacto de um momento de ascensão do futebol carioca.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Além do São Paulo no MorumBIS, também tirou o Palmeiras da Libertadores em sua casa – Marcello Zambrana/AGIF
A trajetória do Botafogo foi especialmente dura para os paulistas. O alvinegro eliminou o Palmeiras nas semifinais, mesmo jogando a segunda partida no Allianz Parque, e despachou o São Paulo nas quartas de final. Para torcedores paulistas, que estão acostumados ao protagonismo na Libertadores, a sequência de eliminações reforça o sentimento de que algo precisa mudar.
Mesmo em tempos de seca, os clubes paulistas mantêm uma história imbatível na competição. Com quatro campeões diferentes, São Paulo é o estado que mais venceu a Libertadores, acumulando 10 troféus:
O futebol paulista continua como referência histórica no torneio, mas o domínio recente dos cariocas ameaça essa posição.