São Paulo perde duelo dos tricolores em Porto Alegre

Por: André Victor Lima e Silva
11 meses atrás em 1 de dezembro de 2024
Foto: André Ávila / GZH


Na 36ª rodada do Brasileirão Série A, o São Paulo voltou a perder na competição depois de seis jogos sem derrota. O Tricolor enfrentou o Tricolor Gaúcho em Porto Alegre e perdeu pelo placar de 2 a 1. Com o resultado, o Soberano segue na 6ª posição da tabela, onde deve encerrar a competição.




Depois de sair perdendo por 2 a 0, Luiz Gustavo reduziu o placar, mas de nada adiantou. Partida extremamente modesta de Lucas, Luciano e Ferreirinha, que foi substituído no meio do segundo tempo. André Silva e Luiz Gustavo foram destaques positivos, além de Alisson, que retornou aos gramados recentemente depois de quatro meses e segue em evolução.


Nos dois jogos restantes da temporada, o São Paulo enfrenta o Juventude no MorumBIS e o Botafogo no Engenhão. Contra o carioca, líder do torneio, o time pode ajudar ou atrapalhar a caminhada do Palmeiras rumo ao tricampeonato consecutivo.




Primeiro Tempo


 


O confronto refletiu a posição das equipes na tabela do Brasileirão. Enquanto o Grêmio ainda lutava contra o rebaixamento, o São Paulo se vê praticamente garantido na 6ª colocação, distante dos times do G-5 e também do 7º lugar, Bahia. Pela necessidade de sobrevivência, o time Gaúcho agrediu o time de Zubeldía desde o primeiro minuto, com o apoio dos 39.414 presentes que encheram a Arena


Foram doze finalizações dos mandantes contra apenas três do São Paulo, além de seis contra dois escanteios. Já no segundo minuto, o Grêmio já chegou na área são-paulina e Aravena bateu fraco, no meio do gol. Com a maior posse de bola, Luciano teve a primeira e única boa chance de gol paulista na primeira metade. Aos 18 minutos, Usou bem o pivô de André Silva e bateu de perna direita, forçando boa defesa de Marchesin.


Daí pra frente, só deu o time do Rio Grande do Sul. Rafael salvou seu time duas vezes embaixo das traves após tentativas de Aravena e Jemerso, de cabeça. Pressão do Grêmio e lance polêmico em que Soteldo chutou na mão de Luiz Gustavo, dentro da área. O árbitro e o VAR interpretaram o lance como normal.


Água mole em pedra dura… Aos 35, grande jogada do lateral João Pedro, passe para o meio e Cristaldo bateu de primeira, sem chances para Rafael – 1 a 0 Grêmio. O São Paulo tentou esboçar uma melhora na partida, mas sem levar perigo à defesa adversária. Antes do intervalo, bate-rebate na zaga paulistana e gol contra do zagueiro Ruan, aos 45′ – 2 a 0 para os donos da casa no intervalo.



Segundo Tempo


 




A etapa final começou parecida com a primeira, com o São Paulo com a maior posse de bola, mas com o Grêmio criando as melhores oportunidades. Soteldo e Jemerson levaram perigo ao gol são-paulino em jogadas de linha de fundo. O jovem Patryck entrou no lugar de Rafinha (que atuou como lateral-esquerdo) e Wellington Rato substituiu Ferreira aos 16′.


Pouco depois, o time diminuiu o placar. Luiz Gustavo pegou sobra de escanteio e bateu de primeira, com a bola no alto, de direita, e acertou o ângulo. Golaço do volante, seu 2º no Brasileirão e quinto na temporada. Com o placar em 2 a 1, o Tricolor Paulista cresceu no jogo. O mesmo Luiz Gustavo fez bela jogada, arrancou passando por três defensores e foi derrubado dentro da área. O juiz não viu penalidade.


Lucas e companhia passaram a ser mais perigosos no ataque, mas também se expuseram aos contra-ataques gremistas. Enquanto Wellington rato teve boa oportunidade e finalizou na rede pelo lado de fora, Soteldo forçou nova defesa de Rafael em chute com desvio. Enquanto Zubeldía apostou na juventude e intensidade, com William Gomes e Bobadilla no lugar de Alisson e André Silva, Renato recuou a equipe. Cinco minutos de acréscimo não foram suficientes para que o São Paulo buscasse o empate – fim de jogo – 2 a 1 para o Grêmio.


 


Escalações


Grêmio: Marchesin, João Pedro (Serrote), Geromel, Jemerson e Reinaldo; Dodi (Pepê), Villasanti e Cristaldo (Monsalve); Soteldo (Pavón), Aravena (Edenílson) e Braithwaite. Técnico: Renato Gaúcho


São Paulo: Rafael; Igor Vinícius, Tressoldi, Alan Franco e Rafinha (Patryck); Alisson (Bobadilla), Luiz Gustavo, Luciano e Lucas Moura; Ferreirinha (Wellington Rato) e André Silva (William Gomes). Técnico: Luís Zubeldía