O estado de São Paulo voltará a ter destaque na elite do futebol brasileiro em 2025, com seis clubes disputando o Brasileirão. Após 13 anos, o recorde de representantes paulistas será igualado graças à permanência do Red Bull Bragantino na Série A e ao acesso de Mirassol e Santos na última temporada.
Os seis clubes que representarão o estado são: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Red Bull Bragantino, Mirassol e Santos. A última vez que São Paulo teve esse número de participantes na principal competição nacional foi em 2012, quando Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Ponte Preta e Portuguesa compuseram o grupo de representantes.
Desde que o formato de pontos corridos com 20 clubes foi implementado em 2006, esse é o número máximo de equipes paulistas na elite nacional em uma única temporada.
O feito quase foi superado em 2025, já que o Novorizontino esteve muito próximo de garantir o acesso à Série A. Contudo, a equipe perdeu a vaga na última rodada da Série B, ficando de fora da elite por detalhes.
Essa forte presença paulista reforça a tradição do estado como um dos polos mais relevantes do futebol nacional. Com equipes consolidadas como Corinthians, Palmeiras e São Paulo, além do retorno do Santos e o crescimento de projetos como Red Bull Bragantino e Mirassol, a expectativa é de uma temporada com muitas emoções para os clubes paulistas em 2025.